São João da Boa Vista – 200 ANOS DE HISTÓRIA

Por Clovis Vieira
[email protected]

O MUNICIPIO está presente em 118 dos 200 anos que São João da Boa Vista, completados nesta segunda-feira (24). Ao longo desse tempo, o jornal registrou a história sanjoanense e a mundial. Esta coluna tem mostrado nas edições de quarta-feira e de sábado, década a década, um pouco dos muitos fatos que rechearam quase 200  anos de atividades.

Desfile: Desfile cívico com alunos do ‘Instituto de Educação’ em comemoração ao aniversário de São João da Boa Vista (Divulgação/Arquivo Pessoal)

POR AQUI – 1990/2000

. Shopping – Começou nesta semana a demolição da antiga casa do Dr. Edgard Westin, localizada à praça Governador Armando de Salles Oliveira, ao lado do Banco do Brasil. O imóvel foi, há tempos, adquirido pelo conhecido empresário Orpheu José da Costa. O terreno, conforme noticiado anteriormente, dará lugar a um moderno shopping center. O projeto, elaborado pelo Escritório de Engenharia Projeto e Cia, de São João, já foi aprovado pelo CONDEPHAT e está sendo submetido à aprovação da Prefeitura e Corpo de Bombeiros. O MUNICIPIO, edição de 06 de janeiro de 1996.

. Ceagesp – A Ceagesp, Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo, está em vias de ser fechado. A unidade de São João mantém em atividade somente a câmara frigorífica, a qual armazena sementes de batata, atendendo os produtores da região de São João da Boa Vista e cidades do sul de Minas Gerais. Os três pavilhões de armazenamento de produtos diversos já estão desativados. Trabalham no local 20 funcionários, que serão remanejados. O MUNICIPIO, edição de 02 de março de 1996.

. Incômodo – Os moradores da Avenida Durval Nicolau e das ruas que a atravessam estão preocupados, senão desesperados, com a movimentação de pessoas e carros nos finais de semana, principalmente nas proximidades dos bares existentes ao longo da avenida. Segundo eles, não dá mais para aguentar o barulho, a sujeira, os abusos de velocidade, o som alto, drogas e outros incômodos. Alguns moradores se reuniram para reivindicar da Câmara Municipal, da Prefeitura e da Polícia Militar, medidas de segurança. O MUNICIPIO, edição de 20 de abril de 1996.

. Escadaria – O vereador Marco Antonio de Souza, através da indicação nº 241, pediu ao prefeito a construção imediata de uma escada que facilite o acesso de pedestres à rua Irmã Cáritas, pelo Jardim Michelazzo. A rua é um pequeno trecho sem saída, que termina com um declive acentuado, onde há uma ‘trilha’, utilizada há vários anos por populares que advém dos bairros São Benedito, Nossa Senhora de Fátima, Durval Nicolau etc. Faz parte do projeto requerido a urbanização lateral da escada e do muro que fecha a rua, com o plantio de vegetação e flores, produzidas no viveiro municipal. O MUNICIPIO, edição de 17 de agosto de 1996.

MUNDO AFORA – 1990/2000

. Os anos 1990 trouxeram um grande desenvolvimento tecnológico, tornando populares e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 1980. Processador Pentium da Intel. Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o lançamento do Windows 95. Crescimento da Internet, devido à queda no custo de computadores e tecnologia. Surge os primeiros navegadores, tais como o Internet Explorer e Opera. Programação Java da Sun Microsystems. Comércio eletrônico; crescem companhias como Amazon.com, e-Bay, AOL, Mercado Livre (empresa) e Yahoo!

. O cantor e compositor Cazuza, símbolo da rebeldia da juventude dos anos 1980, morre no começo da década aos 32 anos em 7 de julho de 1990. Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen, morre em decorrência da AIDS, no ano de 1991. Os dois maiores astros da música pop vêm ao Brasil pela primeira vez: Michael Jackson em 1993 (em carreira solo, pois com o grupo Jackson Five veio ao país em 1974) e Madonna, no mesmo ano.

. Durante a primeira metade da década, a moda continua similar a dos anos 1980, porém com alguns estilos em surgimento. O mais popular: grunge, dominaria o cenário mais à frente. Com o grunge ganhando força, cabelos grandes e desarrumados, jeans oversized rasgados, bandanas, pochetes e jardineiras tornam-se uma marca, sendo usados por homens e mulheres, como uma espécie de “uniforme”. Preto se torna a cor predominante na moda.

. No futebol, o Brasil conquista o quarto título mundial na Copa do Mundo realizada nos Estados Unidos em 1994. No automobilismo, O Brasil conquista dois títulos mundiais de Fórmula 1, ambos com Ayrton Senna, em 1990 e 1991. Em 1994, Ayrton Senna morre após acidente no GP de San Marino, disputado no circuito italiano de Ímola. Nelson Piquet encerra sua carreira na Fórmula 1 em 1991 e no ano seguinte sofre grave acidente nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O “moderno shopping center” que nunca a aconteceu. Me lembro a época que o Orpheu queria comprar o quarteirão todo pra fazer o tal shopping mas não conseguiu o intento por causa do Banco do Brasil. Então ele fez aquele prédio HORROROSO em forma de protesto/vingança, onde está hoje o magazine luiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here