Por Ana Paula Fortes
[email protected]
A igreja de São Lázaro é uma das mais queridas de São João da Boa Vista, por sua tradição e simplicidade. Seu terreno foi doado pelo capitão Lauro Maciel de Godoy e a construção da Capela São Lázaro foi concluída, em 1928, ocasião em que os padres redentoristas fincaram um cruzeiro à sua frente, conforme o Livro Tombo da Catedral.
Nos últimos meses, a igreja passou por uma reforma, a segunda dos últimos 30 anos, que contou com uma iluminação artística na torre. “A reforma foi simples, fizemos a substituição do reboco da parte inferior das paredes, pois estavam com alguns pontos de umidade. Além da pintura interna e externa e a iluminação”, explicou Luis Fernando Silva, pároco da Paróquia Coração de Maria que atende também a Igreja de São Lázaro, o Instituto da Família e o bairro Alegre.
Nesta reforma também foi possível realizar um sonho da comunidade, a colocação dos vitrais. “Há muitos anos a população almejava pelos vitrais, e agora conseguimos concretizar. Eles vieram da mesma empresa que tem cuidado dos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida”, afirmou o padre.
A igreja promoveu algumas campanhas para angariar fundos para a reforma. “A Paróquia tem feito um caminho para o aumento do dízimo, dessa forma, à medida que o nosso dízimo foi crescendo foi possível aumentar as manutenções dos prédios. Foram cerca de oito meses de reforma isso porquê a colocação dos vitrais é bastante trabalhosa. A empresa vem fazer as medições, depois tem o tempo da confecção e finalmente a colocação”.
O padre está preparando uma festividade para celebrar as novas conquistas no dia17 de dezembro, quando é celebrado o Dia de São Lázaro.
“Nós já fizemos a benção dos vitrais, mas não uma inauguração oficial. O que pretendemos fazer é celebrar o Dia de São Lázaro de uma maneira mais festiva. Afinal, a comunidade merece uma grande celebração, agora, com os vitrais, a nova pintura e a nova iluminação”, alegrou-se o padre.
Dois São Lázaros
São dois os Lázaros trazidos pela Bíblia e celebrados pela Igreja Católica: Lázaro de Betânia, amigo de Jesus e por Ele ressuscitado e Lázaro, o leproso, retirado de uma parábola contada por Jesus. Este último é o homenageado pela reformada Igreja.
“A parábola de Jesus conta a história de um leproso chamado Lázaro que vivia às portas de um rico que sempre o maltratava. Depois da morte o rico padeceu e o leproso foi glorificado”, contou padre Luis Fernando.
Por ser uma parábola carece de fontes históricas. “Até que ponto esse leproso Lázaro é um personagem histórico ou é um personagem da parábola. Mas o que se tem na Igreja Católica por tradição é também celebrá-lo como um santo. É o que nós temos aqui em São João”, disse.
Muitos estudiosos e pesquisadores acreditam que o humilde Lázaro realmente existiu, já que, é a única parábola que Jesus dá nome ao personagem. Ele é o mais conhecido e venerado pelos fiéis da Igreja Católica sendo nomeado como protetor dos leprosos e dos mendigos.
Segundo o padre Luis Fernando, as Igrejas de São Lázaro começaram a ser construídas com o fechamento dos leprosários, comunidades de leprosos isoladas do perímetro urbano, por volta do final do século XIX e início do século XX. “Com o tratamento da doença e a reinserção dos doentes na sociedade foram erguendo as igrejas para São Lázaro muitas vezes pela graça alcançada. Então muito possivelmente em São João alguém que tenha passado pela hanseníase, e que tenha alcançado a graça da cura, motivou a construção da igreja como um sinal da devoção”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO DA IGREJA
As missas na Igreja de São Lázaro são celebradas todos os sábados, às 17h. A oração do terço ocorre todas as segundas-feiras, às 15h, e, às quartas, às 20h, ocorrem as reuniões do grupo de oração da Renovação Carismática.