Mostra no museu de Arte Sacra

Por Clovis Vieira
[email protected]

Na quinta-feira (20), às 14h, será inaugurada a exposição ‘Corte do Divino no Bicentenário de São João da Boa Vista’, no Museu de Arte Sacra da Diocese de São João. Depois, a mostra ficará aberta ao público entre 21 de junho e 31 de outubro. Como o nome indica, desta vez o museu apresentará mais de 200 peças, como vestidos, vestimentas especiais, muitas fotografias em cores e em branco-e-preto, cetros e coroas da representação chamada ‘Corte do Divino Espírito Santo’.

Corte do divino: alunos do Colégio São João Batista (Divulgação/Museu de Arte Sacra)

“Para esta exposição, nós também conseguimos reunir peças muito importantes da antiga Igreja Matriz, hoje Catedral São João Batista”, revelou o curador da exposição Antônio Carlos Lorette. Entre essas preciosidades, estão o altar original (a mesa) do tempo do monsenhor Ramalho, tido como fundador de São João, a imagem também original do padroeiro da cidade, que recentemente foi restaurada por Sílvia Bastos Junqueira, e uma grande coleção de imagens representando o Divino Espírito Santo.

CORTE DO DIVINO

A organização da ‘Corte do Divino’ foi como um desfile, composto por crianças, representando um reinado que é entregue ao Divino Espírito Santo, para que este seja o soberano entre os homens. “Em 1894, a família Cabral de Vasconcellos introduz a tradição da ‘Corte do Divino’ em São João da Boa Vista, trazendo o cetro e a coroa de Portugal”, contou Lorette. A informação mais completa que há sobre as crianças que participaram dessa tradição data de 1909, com Ernestina de Oliveira Westin, representando a imperatriz, e José Pedro Ribeiro de Oliveira, representando o imperador.

Em 1960, com a implantação da Diocese de São João da Boa Vista, foram suprimidas as Cortes do Divino Espírito Santo, por interferência do então bispo diocesano Dom David Picão. Em 1974, no Sesquicentenário da cidade, ocorreu a última ‘Corte do Divino’, sendo a imperatriz representada por Ana Lúcia Romagnole Martucci e o imperador por Antenor José Bernardes Filho. Professor João Batista Scannapieco, quando diretor do Colégio São João Batista, reviveu essa tradição, mas apenas como uma representação, participando de desfiles cívicos com seus alunos paramentados e apresentando um cetro e uma coroa iguais àquelas da Corte original.

VISITAS

A visitação a esta mostra no museu é altamente indicada a professores em geral e aos seus alunos. O local é número 80 da praça Roque Fiori, no centro da cidade. Os dias e horários disponíveis são de quinta-feira a sábado, das 14h às 18h, com monitores à disposição para explicar e orientar sobre o conteúdo ali reunido. Os responsáveis pelo Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista são: Dom Eugênio Barbosa Martins SSS, bispo diocesano; padre Claudemir Aparecido Canela, administrador; Maria Aparecida Batista, diretora; Antônio Carlos Lorette, curador da exposição; e Paulo Gabriel Tonon no apoio técnico.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here