Da Redação
Com o tema “Perspectivas Interdisciplinares e Reconfigurações na Cibercultura: Dados, Algoritmos e Inteligência Artificial”, tem início, na próxima quinta-feira (20), a 4ª edição do Encontro Virtual da ABCiber — Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.
O evento, que é realizado de forma remota, contará com o apoio da equipe de Comunicação do UniFAE nas transmissões ao vivo e no suporte online das salas dos grupos temáticos.
A abertura está marcada para iniciar às 10h com a presença das principais autoridades da ABCiber: profª. dra. Mirian Meliani Nunes (Presidenta), profª. dra. Yara Guasque (vice-presidenta) e prof. dr. Wilson Dourado (diretor-executivo); e do Centro Universitário: prof. dr. Marco Aurélio Ferreira (reitor), profª. dra. Anita Bellotto Leme Nagib (vice-reitora), profª. dra. Laura Ferreira de Rezende Franco (pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa) e profª. Daniela Leopoldino (coordenadora de Comunicação).
Nesta cerimônia inicial, além da palavra das autoridades, haverá uma homenagem póstuma à profª. dra. Janaína Quintas Antunes, ex-presidente da Associação, que faleceu em março deste ano vítima de um acidente de carro.
PROGRAMAÇÃO
Na primeira mesa de conferência, às 10h30, com o tema “Reconfigurações no campo da Cibercultura: Dados, Algoritmos e Inteligência Artificial”, haverá participação da profª. dra. Alice Perruchetti Orrú (pró-reitora de Graduação do UniFAE), além de pesquisadores das seguintes universidades: Federal do Piauí (UFPI), Federal do ABC Paulista (UFABC) e Fundação Cásper Líbero (FCL).
Na segunda mesa, que ocorre na sexta-feira (21), às 19h, as professoras dra. Betânia Alves Veiga Dell´Agli (docente no curso de Psicologia e aluna de Medicina) e dra. Laura Rezende (também docente no curso de Fisioterapia) trarão o tema “Corpo e representação no ciberespaço datificado: saúde digital e suas reconfigurações”, com participação de representantes da Cásper Líbero e da Anhembi Morumbi.
“Somos parceiros da ABCiber há muitos anos e fico feliz de ver que a UniFAE vai participar em peso do evento, com professores nas conferências e nas transmissões, e nossos estudantes com seus projetos de pesquisa. Mostra que estamos no caminho certo na área da ciência e que evoluímos muito ao incentivar e investir neste campo para toda a comunidade acadêmica”, reforçou o reitor, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira.
ALUNOS NA PESQUISA
O Centro Universitário UniFAE terá grande participação na apresentação de trabalhos dos grupos temáticos do encontro virtual. Mais de 10 projetos científicos foram selecionados, dos mais variados cursos: Engenharia Mecânica, Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia e Fisioterapia.
As apresentações ocorrerão das 14h às 17h30 do primeiro dia e das 10h às 15h30 do segundo. A cerimônia de encerramento deve acontecer às 21h de sexta (21). “Muito importante ver o interesse do nosso estudante no campo da pesquisa. Conseguimos plantar neles algo que fará diferença quando estiverem no mercado de trabalho”, destacou a pró-reitora de Pesquisa, profa. dra. Laura Rezende.
A ABCiber é uma entidade científica e cultural, interdisciplinar e sem fins lucrativos, fundada em 2006, que tem a missão principal de congregar pesquisadores(as), grupos de pesquisa, instituições acadêmicas e entidades brasileiras do campo de estudos da cibercultura.
Ouvintes interessados em participar do evento podem se inscrever até quarta-feira (19) pelo site https://abciber.org.br/encontrovirtual2024, com taxas que variam de R$ 20 a R$ 240 (valor com anuidade para se associar).