Coral Vivace estará em Águas da Prata

Por Clovis Vieira

O Coral Vivace, integrante do Movimento Artístico Musical Vivace, de Poços de Caldas (MG), apresentará concerto especial ‘Ave Maria’, na igreja da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Águas da Prata. O concerto acontecerá no domingo (16), às 10h30, logo após a missa, como parte da série de apresentações do grupo vocal. O evento será aberto ao público.

Itinerário: grupo coral vem cumprindo roteiro de várias cidades com o Concerto Ave Maria (Divulgação/Assessoria Vivace)

O coral conta com a participação de 35 cantores, que integram o Vocal Vivace, acompanhados por piano, com arranjos vocais a quatro e cinco vozes, “criteriosamente elaborados, além de uma primorosa iluminação” afirmou Maria Inês Lobão, diretora do Vivace e professora de piano e canto. Já apresentado em várias igrejas em Poços de Caldas, com grande êxito, o projeto se estende agora a muitas cidades circunvizinhas.

CANTO CORAL

“Cantar em grupo, participar de um Coral é uma experiência inenarrável!”, destacou. O poder transformador da música no âmbito da prática coletiva do canto, de acordo com Lobão, vem se revelando um instrumento valioso para o equilíbrio do ser humano. “Dentre todas as artes, a música é uma das que tem maior capacidade de gerar o sentimento de conexão e irmandade entre as pessoas”.

Através de intensa pesquisa alusiva ao tema, o Coral Vivace chegou ao conhecimento de cerca de 40 ‘Ave-Marias’, dentre as quais foram selecionadas dez das mais expressivas para serem apresentadas ao público, com variados estilos, desde Bach-Gounot, passando por Schubert, Mascagni, Verdi, Caccini até o grande mestre Villa-lobos. “O objetivo do projeto é levar ao grande público, nos espaços sacros, esse repertório, geralmente restrito às salas de concerto” finalizou.