Parque das Nações: nova galeria de águas pluviais custa R$ 563,5 mil

Por Bruno Manson
[email protected]

Segue a implantação das novas galerias de águas pluviais no Parque das Nações, em São João da Boa Vista. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é substituir as tubulações antigas do bairro, uma vez que se encontram danificadas e passam por dentro de lotes. “Serão feitas a construção das novas galerias, melhores dimensionadas e nos locais corretos, percorrendo as vias públicas”, informou o Departamento de Gestão e Planejamento Urbano (DGP).

Tubulação: é colocada em três ruas do Parque das Nações (Fotos: Divulgação/Prefeitura de São João)

Segundo o órgão, a construção das novas galerias pluviais totaliza um investimento de R$ 563.572,67. O montante é proveniente do contrato firmado entre a prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A OBRA

A nova tubulação passará pelas ruas Joana Geremias Magalhães, Manoel Carlos da Costa e Dilo Gianelli. A ordem para o início da construção foi emitida em 29 de fevereiro e o prazo de execução do serviço é de seis meses, com término máximo previsto para 29 de agosto. No entanto, a expectativa da administração municipal é que a empresa responsável pelo serviço finalize a implantação antes da data estipulada. “Estamos fazendo antes do grande período de chuvas aqui em nossa cidade, que começa por volta de outubro e novembro, para que no final do ano essa obra esteja finalizada e os moradores do bairro não tenham nenhum problema com alagamentos, entupimento de bueiros e afins”, comentou Paula Fiorentini, assessora do DGP, em recente entrevista ao programa de rádio A Cidade em Ação.

DESAGUE

De acordo com o Departamento de Gestão e Planejamento Urbano, o desague das águas captadas pela nova tubulação será muito próximo às antigas galerias, que já desaguavam no Córrego São João. Segundo o órgão, isso não sobrecarregará o rio no período das chuvas. “Não há alterações com relação aos problemas de enchentes do Córrego São João devido às obras de galerias do Parque das Nações”, assegurou.

Obra: término está previsto para o fim de agosto

DESASSOREAMENTO E LIMPEZA

Conforme apurado, paralela a esta obra, uma série de intervenções ao longo do Córrego São João, para mitigar os alagamentos, é realizada. Tem sido feito o desassoreamento e a limpeza das margens em vários pontos estratégicos, o que tem contribuído para aumentar a vasão da água. Os trabalhos são executados com o auxílio de maquinários e também de uma garra mecânica, a qual auxilia na remoção de detritos e também da sujeira descartada pela própria população.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here