Da Redação
Na sexta-feira (17), foi celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia. A data não é arbitrária e foi escolhida para marcar a histórica decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de remover a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, em 1990. Este dia simboliza um avanço crucial na luta pelos direitos humanos e na despatologização das identidades LGBTQIA+.
Para a ocasião, os discentes do curso de Direito da PUC Minas, campus de Poços de Caldas, Tiagu Mateus e Henrique Fernandes, juntamente com os demais alunos, puderam visitar a Escola Estadual ‘Dr. Eugênio de Almeida’, em Poços de Caldas (MG), para uma conversa sobre conscientização sobre as violações dos direitos LGBTQIA+, sobre como promover mudanças efetivas através dos hábitos do dia a dia e da escolha consciente dos nossos representantes nas esferas municipais, estaduais e federal.
A iniciativa, que aconteceu sob a curadoria da professora Fernanda Fabiana Fuentes Bruzzone Oliveira ganhou rapidamente visibilidade, gerando convites para compor a agenda de eventos e instituições que defendem os direitos da população LGBTQIA+ e outras minorias em situação de vulnerabilidade social.