Voluntários se unem em corrente solidária pelo Rio Grande do Sul

Por Clovis Vieira
[email protected]

Reportagem publicada na edição do sábado (11) no O MUNICIPIO apresentou a situação das 437 cidades gaúchas atingidas pelas enchentes que ainda assolam o Rio Grande do Sul. Solidariedade é a palavra que traduz o esforço que o sanjoanense vem fazendo em prol das vítimas dessa tragédia, com o empenho da Prefeitura, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, centros universitários e várias empresas e entidades. É um trabalho voluntário que ainda não pode parar.

Diversos sanjoanenses têm se mobilizado para seguir na ajuda às pessoas dos municípios gaúchos atingidos pelas enchentes (Divulgação/Arquivo Pessoal)

O portal g1 atualizou na terça-feira (14) que o nível do Guaíba bateu 5,20 metros pela manhã e voltou a avançar sobre ruas em Porto Alegre (RS). Uma das áreas atingidas é a do bairro Lami, na região Sul. Em meio ao período mais frio do ano, a população precisou deixar para trás suas casas com a água subindo cada vez mais. No total, já são mais de 14 mil pessoas em abrigos em toda a Capital.

SOLIDÁRIOS

Motivada pela própria história de vida, a vereadora Aline Luchetta (REDE) vem mobilizando amigos e empresários em prol das pessoas e animais atingidos pelas enchentes naquele Estado. “Eu sou muito coração, eu sou muito emotiva. Posso estar no meio de uma sessão da Câmara, que eu largo tudo se a situação for séria e eu puder ajudar. Chego a ser ‘irracional’ em situações que envolvam o ser humano e animais”, confessou a edil.

De acordo com ela, esse sentimento de solidariedade é próprio de qualquer pessoa que tenha passado por situações de carência alimentar, de moradia ou outros. Foi essa emoção que a fez mobilizar pessoas a sua volta em prol do Rio Grande do Sul. É o caso do caminhão cedido por Thúlio e Donizette Consentino que recebeu em sua carroceria cerca de 10 toneladas de doações. A saída desse veículo aconteceu a 0h30 da segunda-feira (13), seguindo diretamente para Canoas (RS). “Mas são diversas carretas, de diversas partes de São João que estão saindo todos os dias”.

EMPENHO PESSOAL

É o caso de Raphael Caslini, que deixou de lado, temporariamente, seus afazeres, e se incumbiu de divulgar esse movimento, de retirar o que foi doado e de organizar essas ações. Da mesma forma agiu o motorista Ramon Augusto Evangelista, que conduziu a carreta de 9mX3,5m superlotada de tudo o que foi arrecadado nessas últimas semanas. A loja Star Buggys abriu seu espaço comercial e se tornou o local de arrecadação, sem nem pensar se haveria algum prejuízo.

“Eu penso que quando uma pessoa elege a ideologia de alguém, o partido ao qual está ligado e as escolhas pessoais desse ser humano como prioridade, essa pessoa precisa repensar o seu modo de ver e entender a vida”, defendeu Aline. Quando fala do grupo de pessoas que conseguiu reunir em torno desse empenho, a vereadora se entusiasma e afirma que “todo mundo largou mão de suas responsabilidades pessoais ou profissionais para ajudar!”

HUMANIDADE

A boleira Ana Caroline Monteiro se apressou em entregar suas encomendas para fazer parte do grupo de ajuda. Geraldino Nogues Canhedo Neto, da loja Star Buggys, não hesitou em abrir os espaços de venda com o mesmo objetivo. Muitos outros voluntários optaram por participar, contando com a compreensão de esposas e filhos. É importante registar que inúmeras outras carretas foram cedidas, já saíram da cidade e estão chegando ao seu destino.

Entre outros, os participantes desta ação beneficente são: Ana Caroline Monteiro,  Moto Clube Imc Insanos, José Guilherme Amaro, Meyser Platini, Juninho Martins e seus ajudantes, Maelson Severino, Breno,  Raphael Caslini, senhor Donizetti (pai de Thúlio), Alan Nogues, Vander Rodovale e Marcella Santangelo. “O que nos une nesses momentos é a humanidade que cada um traz no coração”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here