Por Clovis Vieira
[email protected]
A ‘Turma do Bem’, maior rede de voluntariado especializado do mundo, vai realizar em parceria com a Colgate, uma ‘Mega Triagem’ odontológica em todo o Brasil para jovens de baixa renda. O programa acontecerá no dia 6 de junho de 2024. Em São João da Boa Vista e região, a ação será realizada no Centro Universitário UniFEOB, entre 10 e 16h.

O projeto dará oportunidade a crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social. Os selecionados, com indícios de graves problemas bucais, terão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. O tratamento dentário gratuito será realizado pelos dentistas voluntários da ONG.
A ação será ofertada em mais de 90 cidades brasileiras, em todos os estados do país, de maneira simultânea. A expectativa é encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico após a ação. Esta edição da ‘Mega Triagem’, em especial, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência Dental”, iniciativa promovida pela Colgate e busca conscientizar sobre o panorama da falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie.
UNIFEOB
Francisco Paulino de Abreu Neto, coordenador do curso de Educação Física do UniFEOB, foi o contato e a ‘ponte’ entre a instituição e os responsáveis pela vinda da ‘Mega Triagem’ para São João. “Os envolvidos nesta ação específica, Flávio César Pereira e Marina Caslini, precisavam de um espaço, que fosse central, para receber essas crianças e viabilizar o projeto. A cessão desse espaço à Turma do Bem ocorre devido à política social da UniFEOB, que sempre foi muito forte”, explicou.
O coordenador argumenta que um dos pontos principais dessa política educacional é a criação de oportunidades de estudo a todos aqueles que não contam com essa possibilidade de concluir um curso superior por questões econômicas. Ele cita um dos projetos ativos no UniFEOB que confirma esse intuito: “O Simbia, por exemplo, nasce do desejo de ampliar a atuação da missão da UniFEOB e oferecer oportunidade de estudo no ensino superior a jovens com grande potencial acadêmico, que sonham em cursar uma faculdade, mas que enfrentam condições financeiras restritas”.