Expedito, o santo das causas urgentes

Por Ana Paula Fortes
[email protected]

Na sexta-feira (19), os católicos comemoram o dia do santo das causas urgentes, Santo Expedito. Padroeiro dos estudantes, militares e viajantes, sua história é rodeada em lendas e tradições que perduram há séculos.

Expedito: um dos santos mais famosos da Igreja Católica (Divulgação/Via Google)

Vida

Teoricamente nascido no século III, em Melitene, na Capadócia (hoje, Armênia), e falecido no ano 303, a vida de Expedito é um mistério. A começar pelo seu nome, que poderia ser um adjetivo que fazia referência a seu cargo militar. Já que Expedito vem do latim e significa rápido, ativo, ligeiro.

Conta a história que Expedito foi comandante de uma Legião Romana, a Fulminante, de 296 a 303 d.C., que defendia as fronteiras orientais do Império contra os bárbaros asiáticos. Com cerca de 8.000 homens entre soldados, escravos e cavaleiros, a XII Legião já havia sido comandada pelo imperador Marco Aurélio.

Expedito ficou conhecido por manter a disciplina e o respeito de seus soldados, mas também tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

O cristianismo já era conhecido do comandante que simpatizava com as palavras de Jesus. Certa noite, um sonho mudou sua vida: um corvo grasnava diante dele, de maneira forte e poderosa, a palavra cras, do latim, que significa amanhã. Porém, de repente, Expedito pisoteou o corvo dizendo: hodie, que significa hoje, em latim. Quando Expedito acordou do sonho decidiu por sua conversão ao cristianismo.

O padre Edmar Maniassi, da Paróquia Santo Expedito e Nossa Senhora da Consolação, conta que em todo o processo de conversão resiste a tentação. “É como se a tentação representada pelo corvo dissesse ao Santo para se converter amanhã, deixar para depois. E sua história vem nos mostrar que se é para mudar de vida, se converter, que seja hoje”, disse.

Expedito continuou por um tempo, ainda, chefe da sua legião, conseguindo converter seus soldados ao cristianismo, o que provocou a ira do imperador Diocleciano, que começou a perseguir o comandante e seus soldados. A importância de seu posto fazia dele uma influência muito forte a favor do Cristianismo dentro do Império Romano, se tornando um alvo especial do Imperador.

Expedito foi preso pela ordem de Diocleciano e forçado a renunciar à sua nova fé, com sua recusa, o castigo foi de 39 chicotadas com o flagrum (chicote que dilacera a pele e causa hemorragia). Por fim, não renunciando à sua fé, Santo Expedito foi decapitado com espada no dia 19 de abril de 303, em Melitene.

“Por sua rápida decisão de mudança de vida e por não deixar para amanhã ou para mais tarde, hoje Santo Expedito é reconhecido como padroeiro das causas urgentes. O que precisamos para agora, podemos pedir a ele que certamente a sua intercessão não falha”, afirmou o pároco.

Canonização

Santo Expedito foi reconhecido oficialmente como mártir da Igreja, por ter sido morto ao não renunciar sua fé, servindo de exemplo para grande parte dos soldados, arrastando milhares de cristãos na Armênia. O que fez dele um santo de fato foi o crescimento do culto ao seu nome logo após a sua morte, sendo venerado como o santo das causas urgentes.

Imagem de Santo Expedito

Santo Expedito é representado como um comandante romano, vestindo uma túnica branca, uma armadura de superior e um manto vermelho sobre os ombros. Em sua mão direita ele levanta uma cruz com a palavra Hodie (Hoje). Na mão esquerda ele tem uma palma, representando o martírio e a vitória dos mártires. Seu pé direito pisa sobre um corvo, que grita a palavra Cras, (amanhã). A imagem simboliza a grande mensagem de Santo Expedito: Não adie sua conversão, não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje. Não procrastine!

Igrejas

A capela mais antiga em homenagem à Santo Expedito, no Brasil, foi erguida em 1942 na cidade de São Paulo (SP). Uma cidade do interior paulista que homenageia o santo com seu nome, todo ano, nesta data, realiza uma procissão especial, onde são abençoados 500 cavaleiros. Já a Capela do Jaçanã, na capital paulista (SP), recebe cerca de 120 mil pessoas na data festiva.

Imprimir milheiros de santinhos para distribuir nas ruas e igrejas, colocar faixas e cartazes nos muros e calçadas das cidades com as iniciais de quem presta a homenagem ao santo são características habituais dos devotos.

Em São João da Boa Vista, a Paróquia que leva Santo Expedito como um de seus padroeiros fica no Jardim Lucas Teixeira. “Nossa paróquia conta com várias atividades religiosas durante a semana e missas aos finais de semana e sempre acolhe todos os devotos de braços abertos. No dia 19, Dia de Santo Expedito, todos estão convidados para virem à missa solene que acontecerá às 19h30”, convidou o padre Edmar Maniassi.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here