Por Clovis Vieira
[email protected]
Mesmo sem conseguir o financiamento planejado, a direção do Instituto Planeta Plantar afirma que lançará, ainda esta semana, “um plano muito ambicioso que vem sendo gestado há alguns anos, mas para o qual ainda não conseguimos financiamento”, antecipou o fundador do Instituto, Marcos Parolim.

De acordo com ele, esse novo projeto será executado em várias etapas e visa a execução de ações ambientais para “a preservação e restauração da mata ciliar do Rio Jaguari Mirim, no trecho entre São João da Boa Vista e Santo Antônio do Jardim”.
Parolim argumenta: “Decidimos que não adianta ficar esperando e resolvemos fazer sem verba mesmo, do jeito que a gente sempre fez, no esforço, com trabalho voluntário, parceria e doações”. Um dos objetivos desse empenho, segundo ele, é garantir a disponibilidade hídrica dos mananciais de água do município.
PARCERIAS
No dia 9 de março, sábado, às 8h, o grupo executará a primeira etapa do projeto, através do Programa Piloto de Plantio, no sistema de mutirão voluntário. O local escolhido é a propriedade rural do ex-prefeito de São João, Nelson Mancini Nicolau e família, situado nas proximidades da estação de captação de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). “Será restaurada uma área em torno de 5.000 m², com o plantio de cerca de 300 mudas de árvores nativas, adequadas ao bioma local”, disse.
O arrojado projeto foi idealizado, elaborado e será executado pelo Instituto Planeta Plantar e, nessa primeira fase, contará com o apoio da Sabesp e Prefeitura de São João, além do campus São João do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Dra. Cherie como parceiros já confirmados. Outro nome que poderá, a qualquer momento, figurar como participante do Projeto Águas do Jaguari é o de uma universidade sanjoanense.
Nesta quarta-feira (28) é o ‘dia D’ para o Instituto dar início a esse trabalho, quando todo o plano será oficializado e uma reunião com os envolvidos será agendada. “Essa reunião poderá ocorrer ainda esta semana ou na semana entre 4 e 8 de março, que antecederá a 1ª etapa”, afirmou Parolim, que também falou qu desenvolver o ‘Águas do Jaguari’ é uma consequência natural do extenso trabalho que o Planeta Plantar vem fazendo desde 2018, ano de sua fundação.