AI: nova tecnologia cada vez mais próxima de muitas profissões

Por Clovis Vieira
[email protected]

“Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) não substituirá profissionais. Ela será uma aliada que ajudará a criar possibilidades de desenvolvimento e trará maior facilidade para a resolução de tarefas simples, como montar uma planilha, por exemplo”, explicou Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção de uma das maiores empresas de RH do País.

O uso da inteligência artificial já é uma realidade em boa parte das profissões voltadas para tecnologia, comunicação e ciências médicas. Além de reduzir o tempo em diversas atividades, segundo um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) confirma que a aplicação de sistemas como o ChatGPT em empresas pode aumentar em até 14% a produtividade dos trabalhadores.

AI: inúmeras profissões já estão se beneficiando dessa nova tecnologia e muito mais vem por aí (Reprodução/Via Google)

PROFISSIONAIS

“Como professor do curso de Engenharia de Software do UniFAE, analisando o cenário das profissões do futuro, é evidente que a utilização de tecnologia está transformando radicalmente diversas áreas profissionais. A crescente adoção de tecnologia no dia a dia está impulsionando mudanças significativas em diversos setores como finanças, saúde e segurança da informação”, explicou Nykolas Fornaziero, professor do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário.

Pelo menos cinco profissões deverão usar a IA em 2024. Engenheiro de Prompt é uma delas. Responsável pela criação de sistemas de captação de informações do usuário, o engenheiro de prompt utiliza a Inteligência Artificial para criar as mensagens usadas em chatbots. Outra é o Analista de Qualidade. Este, promove testes nas fases iniciais e de produção de um determinado produto. Também o Especialista em investimentos, que é o responsável por recomendar produtos de investimentos e, em alguns casos, gerenciar contas de clientes.

Fornaziero aponta que essa tendência está alinhada com as previsões do Fórum Econômico Mundial sobre as profissões do futuro, que enfatizam a importância do domínio de habilidades técnicas combinadas com conhecimento em áreas específicas. “Nesse contexto, habilidades tecnológicas e formação em áreas que envolvam tecnologia são cruciais. É importante ressaltar que a IA não substituirá completamente os profissionais, mas sim os auxiliará, aumentando a eficiência e a produtividade”, disse.

REDEFINIR

Cientistas e pesquisadores e o setor de segurança de informação de dados são outras duas profissões que se beneficiarão com a IA. Assim como o especialista em investimentos, estes profissionais podem utilizar a IA como forma de análise rápida de resultados, previsibilidade e hipóteses. “Em suma, a integração da IA está redefinindo as profissões do futuro, exigindo dos profissionais habilidades técnicas avançadas, adaptabilidade e consciência ética. A colaboração entre humanos e sistemas de IA promete impulsionar a inovação e o progresso em diversas áreas, moldando o futuro do mercado de trabalho de forma significativa”, finalizou o docente.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here