Por Clovis Vieira
[email protected]
Diferente dos carnavais em clubes, quando várias ‘tribos’ se misturam para brincar a folia de Momo, os atuais blocos carnavalescos agrupam pessoas com o mesmo gosto musical, mesmos hábitos sociais e com idades aproximadas.
É o caso do ‘Carna Rock 2024’, promovido pelo Zapata Moto Clube. Na terça-feira (13), das 15h às 20h, o galpão da feira livre na Cidade das Artes receberá os foliões para divertirem-se não com marchinhas, sambas ou frevos, mas com rock’n’roll. “A ideia é reunir pessoas que gostem mais de rock e que não tem opção no período de carnaval”, explicou Reginaldo Colombo, organizador do evento. As expectativas para este carnaval, de acordo com ele, são as melhores, porque muita gente já o tem abordado para perguntar sobre o bloco.
O público, igual aos anos anteriores, será formado por foliões com idades a partir dos 30 anos, chegando até os 60 anos. Muitos já conhecem essa folia e comparecem em todas as edições. A parceria do Carna Rock com a Prefeitura impede que ingressos sejam cobrados na entrada, mas permite que se arrecade um quilo de alimento não perecível, que será entregue, posteriormente, ao Departamento de Assistência Social. “No ato da doação, quem trouxer o alimento preenche um cupom e concorre a sorteio de brindes doados por nossos parceiros”.
JUNTADO
Carna Rock existe há mais de 10 anos, conta Reginaldo. Nas primeiras edições, o evento era realizado em zona rural, onde houvesse área de camping, porque a maioria dos foliões chegavam de moto e precisavam de um lugar assim onde ficar. Após um intervalo sem ocorrer, o Carna Rock voltou, fechou parceria com a municipalidade e permanece regular. “Fazer o evento aqui na cidade melhorou em muitos aspectos, ficou mais acessível porque agora não apenas os motociclistas podem comparecer, mas o pessoal da cidade que ‘foge’ do carnaval convencional”.
Para animar a festa com música ao vivo, Colombo convidou diversos músicos de rock sanjoanenses para um ‘juntado’ carnavalesco, e fazer uma espécie de ‘jam sessiom’. Esse grupo será formado por artistas que não saíram de férias e ficaram por aqui. Conforme informado acima, esse encontro é promovido também pelo Zapata Moto Clube, grupo que existe no País há 60 anos, fundado em Ferraz de Vasconcellos (SP). “Aqui em São João, nós somos uma sub-sede do Zapatta, mas elas existem no Brasil todo”, finalizou.