Por Marcelo Gregório
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A pretensão de São João da Boa Vista em saltar de Município de Interesse Turístico (MIT) para Estância Turística e obter maior repasse financeiro do governo paulista, para ampliar os investimentos no setor, trouxe expectativa, mas, por outro lado, gerou dúvida no seguinte sentido: onde estariam os pontos turísticos da cidade?
Em entrevista concedida ao O MUNICIPIO, a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Rose Vasconcellos, garantiu que há diversos pontos considerados turísticos em São João, principalmente na região da Serra da Paulista, mas são poucos explorados. “Na Serra da Paulista, a gente tem o portal que está começando a dar identidade de cidade turística, temos a Cachoeira do Mirante, Mirante da Lajinha, Mirante da Jabuticabeira, Mirante da Boa Vista, o Ipê Amarelo Café da Serra, que além de oferecer o café da manhã, tem o receptivo ‘colhe e pague’ [em um parreiral] onde a pessoa tem a experiência de colher a uva no pé, saborear a uva e ver o pôr-do-sol”, exemplificou Vasconcellos.
Na imensidão da Serra da Paulista, a diretora citou que todos os locais divulgados são acessíveis. “Temos o Vale do Timburi, que oferece almoço e passeios de quadriciculo onde as pessoas sobem até o sítio Grespan [para conhecera] a igreja e a história do padre Valeriano, que foi casado e teve oito filhos, temos a Gruta de Nossa Senhora das Montanhas Azuis, que está recebendo os peregrinos do Caminho da Fé, e temos o ‘Cruzeiro da Serra’, na altura do quilômetro 4, que está iluminado, tem lugar para sentar e fazer as orações, porque ali é uma coisa bem ecumênica”, disse Rose.
A inauguração, em breve, de uma vinícola na Serra da Paulista poderá atrair mais visitantes para a cidade. “A família Lancellotti é a proprietária e são eles que irão tocar o negócio. Não posso dar detalhes da vinícola, mas os pontos turísticos rurais nossos são muito fortes”, destacou a diretora. “Eu posso assegurar que neste ano vamos ter muita coisa na Serra da Paulista e na estrada da Pedra Rachada vamos ter, no mínimo, meia dúzia de pontos turísticos inaugurados. Os empreendedores estão enxergando em São João a questão do turismo rural”.
O Plano Diretor de Turismo está em fase de atualização e deverá ser concluído em março. O material é a esperança para que São João dispute o selo de estância turística. “Já foram detectadas as nossas forças. [Temos] o turismo de estudantes, por conta das faculdades, o turismo de negócios, com os hotéis lotados, o turismo de saúde, que a gente recebe muitas pessoas de outras cidades por conta do hospital, do Instituto de Doenças Renais (IDR), então, é importante entender que não é só o turismo de entretenimento e as pessoas precisam saber”, a chefe da pasta.
DE MIT PARA ESTÂNCIA
Desde 2019, São João faz parte da lista das 140 cidades paulistas classificadas como Município de Interesse Turístico (MIT). A luta agora é ser um dos 70 municípios definidos como Estância Turística. Neste ano está prevista a divulgação de um novo ranking de cidades. Para subir de nível, São João precisará convencer o governo paulista de que tem condições de receber o selo de estância. Caso consiga, a cidade tem a expectativa de receber recursos anuais para investimento no turismo na ordem de R$ 5 milhões, superando consideravelmente os R$ 570 mil obtidos como MIT.
ATRATIVOS URBANOS
Na zona urbana dentre os atrativos de São João, segundo a diretora de Turismo, estão os prédios públicos e históricos (Paço Municipal e Theatro Municipal), Fonte Luminosa (Praça Armando Sales), Museu de Arte Sacra, Museu Histórico e Pedagógico dr. Armando de Sales Oliveira, Centro Cultural Pagu, Estação das Artes, Parques Municipal 24 de Junho (Recanto do Lago) e Parque Linear Teófilo Ribeiro de Andrade (Av. dr. Octávio Bastos), Parque da Cachoeira (próximo ao Santo André) e a Ponte do Arco (rodovia). O cemitério municipal São João Batista também é definido como atração turística devido as obras de arte. “Inclusive, nós vamos inaugurar até o final do ano a galeria Fernando Furlanetto, em frente ao cemitério, para homenagear o escultor sanjoanense”, afirmou Rose.
Sobre os eventos realizados na cidade, Rose garantiu que há três considerados essenciais para o fortalecimento do turismo: Festa de São João, no Recinto de Exposições José Ruy de Lima Azevedo, Parada de Natal junto com a decoração, com estimativa de 30 mil pessoas, e, agora, os blocos carnavalescos. “São eventos fortíssimos”, destacou.
VALE A VISITA
Recentemente, o Departamento de Turismo criou um quadro semanal chamado ‘Vale a Visita’ para divulgar vídeos em estabelecimentos comerciais e mostrar o que São João oferece. No entanto, a ação provocou polêmica porque houve quem duvidasse do formato. “O quadro não tem nada a ver com pontos turísticos, tem a ver com equipamentos os turísticos [que temos]: bares, hotéis, restaurantes, arenas esportivas. Então, nós criamos o quadro porque muitas ligam aqui e nem sabem dos locais. É obrigação do Departamento de Turismo divulgar tudo que a gente tem tanto no urbano quanto no rural”, esclareceu a diretora.