Por Felipe Melo
[email protected]
O Museu de Arte Sacra da Diocese de São João da Boa Vista abriu a exposição ‘Lar, Santo Lar: da Sagrada Família ao Doméstico em Miniatura’. A exibição teve início nesta terça-feira (19) e está programada para encerramento em abril de 2024. Durante a semana de véspera de Natal, o museu estará aberto de terça até sábado, das 16h às 20h.

EXPOSIÇÃO
A proposta principal é coletar o espectro do lar cristão moderno e contemporâneo, a partir de miniaturas pertencentes a Antônio Carlos Lorette, curador do Museu, além de peças sacras do local. Entre os objetos expostos estão imagens da Sagrada Família e do Menino Jesus na manjedoura, além de alguns ambientes em miniatura, como cozinha, sala de refeições, sala de visita, quartos, buscando reproduzir o imaginário infantil.
“Protegidos por vitrines estão mobílias, objetos e bonecas, de diversas épocas e materiais, que fizeram a felicidade dos pequenos e que foram guardados pelos adultos como verdadeiras relíquias”, contou Lorette.
Sobre a Sagrada Família, que dá o nome para a exposição, o curador explica: “Foi modelo de como deveria constituir um lar ideal, do pai provedor, da mãe zelosa, dos filhos aprendizes, os quais replicariam em novas gerações este exemplo de trabalho e muito amor. No tempo de José, Maria e Jesus, o lar e a carpintaria eram pequenas salas cavadas no solo de Nazaré, para se proteger do sol escaldante durante o dia e dos ventos frios da noite. E este simples doméstico foi sendo apropriado pela Igreja, durante séculos, misturando-se à evolução social e tecnológica. E nossas crianças, em sua primeira formação ética e moral, brincam com as miniaturas que reproduzem estes lares ideais, que um dia terão que lidar em escala real”.


