Motos com escapamentos adulterados trazem transtornos

Por Marcelo Gregório

Com base no relato de uma moradora do bairro São Benedito, em São João da Boa Vista, alegando certo incômodo com o barulho provocado por motos com escapamentos adulterados, a reportagem do O MUNICIPIO procurou a Polícia Militar para saber quais medidas poderão ser tomadas para coibir o transtorno gerado por condutores imprudentes no trânsito da cidade.

Aborrecida com a situação, em nome dos demais moradores, ela pediu providências às autoridades municipais. “Motoqueiros aceleram sem necessidade e fazem ‘exibições’ com as suas motos. As bicicletas motorizadas que não precisam de autorização e os seus pilotos se acham no direito de rodarem o dia inteiro acelerando sem necessidade. [É um] barulho irritante e ensurdecedor”, reclamou a munícipe.

Irregulares: escapamentos barulhentos de motocicletas têm tirado o sossego de muitos cidadãos sanjoanenses (Banco de Imagens/Marcelo Gregório)

MOTOS APREENDIDAS

Segundo o sub-comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior Paulista (BPMI), major Rodrigo de Oliveira Carneiro, neste ano houve a fiscalização de 2.244 motos em São João. Do total, 982 apresentavam condições irregulares. “Foram lavrados os respectivos autos de infração e 135 delas foram apreendidas por diversas irregularidades, notadamente pelo ruído ou som irregular, produzido pela saída do escapamento”, explicou Carneiro.

CONTRAN

O sub-comandante afirmou que os condutores nessa situação devem ficar atentos para não serem surpreendidos. “Aproveitando o espaço dado pelo jornal O MUNICIPIO, a Resolução do Contran [Conselho Nacional de Trânsito] nº.: 958, de 17 de maio de 2022, trata sobre os limites de emissões de gases e partículas do escapamento de veículos automotores e atribui como competência de fiscalização dessas condições, além de outros agentes de trânsitos, o policial militar em serviço”, destacou o major.

MULTAS E PONTOS

Motociclistas que adulteram o escapamento, além de incomodarem a população, também estão suscetíveis a autuação e aplicação de multas, assim como a perda de pontos na carteira de habilitação. “A infração é classificada como grave e resulta na multa pecuniária no valor de R$ 195, cumulada a sete pontos na carteira de motorista, sem prejuízo de eventual retenção do veículo nos casos que requerem a sua regularização”, alertou Carneiro.

FISCALIZAÇÃO NATAL

Nos próximos dias, a movimentação durante a noite na região central de São João deve ser mais intensa em razão das proximidades do Natal. Desta forma, a PM pretende intensificar a segurança. “Neste período festivo, onde o comércio local estará aberto por mais tempo, dada a programação de eventos natalinos, a Polícia Militar manterá os esforços de modo a coibir qualquer atividade criminosa que atente contra a integridade física, patrimonial ou perturbação de sossego da população, incluindo a continuidade da fiscalização de trânsito, a fim de ampliar a sensação de segurança e tranquilidade dos munícipes durante as compras e festividades natalinas”, tranquilizou o sub-comandante do 24º BPMI.

1 COMENTÁRIO

1. Certo, e as bicicletas motorizadas, onde os “di menor” se no direito de arrancar o escapamento e deixar descarga livre, aporrinhando toda a vizinhança? Esses não tem placa, não tem cnh, não tem nada, como fica? Vamos esperar algum deles se enfiar na frente de um carro ou atropelar alguém?