Quadro de Ronaldo Noronha deixa Banco do Brasil após 42 anos

CLOVIS VIEIRA

[email protected]

Depois de 42 anos ‘morando’ na agência sanjoanense do Banco do Brasil, o quadro ‘São João da Boa Vista Crepuscular’, pintado pelo artista Ronaldo Noronha vai mudar de casa. A nova morada será uma das paredes internas de Academia de Letras de São João da Boa Vista (Alsjbv). Transferir o quadro para o novo local foi um privilégio conseguido pelo atual presidente da Arcádia, Antônio Carlos Lorette.

Pintado em 1981, a obra é feita em tinta acrílica sobre tela, no estilo expressionista alemão, medindo 1,4m X 1,7m. “Eu pintei esse quadro em 10 dias. Eu estava na agência do Banco do Brasil, olhei para fora, vi aquela cena e pensei ‘vou fazer um quadro disso’ e saiu aquela obra”, lembrou o artista Ronaldo Noronha. Ele afirma que não fez a obra pensando em doar ao Banco, mas pintou porque aquela ideia “estava ‘na fila’ e foi feita”.

Logo que terminada, o gerente à época, Pedro Conti, foi à casa do artista, viu a obra e gostou bastante. O também gerente José Maria Pacheco queria comprá-lo para a agência sanjoanense. Diante do entusiasmo de ambos, Noronha decidiu: “Daí, eu falei: comprar não! Eu vou doar ao banco, eu trabalhei muito tempo aí e vou doar”. Durante muitos anos ‘São João da Boa Vista Crepuscular’ ficou exposto no saguão principal da agência, para que todos pudessem admirá-lo.

Expressionismo: obra de arte ainda não tem data certa para deixar a agência do Banco do Brasil rumo à Academia de letras (Clovis Vieira/O MUNICIPIO)

ACADEMIA

Ofício da Academia de Letras ao atual gerente-geral da agência bancária, Ismael José Esteves Filho, datado de 21 de novembro, traz a solicitação: “Visando as comemorações do Bicentenário de São João da Boa Vista, para acontecer em 24 de junho de 2024, a Academia de Letras de São João da Boa Vista solicita a transferência do quadro ‘São João da Boa Vista Crepuscular’, do pintor Ronaldo Noronha, para o saguão de entrada de sua sede, no complexo Estação Cultura, Praça Rui Barbosa, nº 41”.

O documento ainda acrescenta ao pedido: “Em concordância com o artista, bancário aposentado desta agência, a Academia de Letras se propõe a cuidar, expor e divulgar a obra de arte em questão, contendo, em placa informativa, as referências devidas de sua trajetória e concessão original”.

SEM DATA

O gerente da agência do Banco do Brasil confirmou que “há um desejo dos funcionários do banco e de mais pessoas da sociedade, e do próprio artista, que esse quadro fique em local onde possa ser visto por um público maior, para que possa usufruir da beleza e da história cultural dele”. Sobre a data em que ocorrerá a transferência de local, Esteves Filho informou que após conferir os normativos internos, encaminhou pedido de autorização para cessão, à diretoria da instituição: “Espero receber resposta em breve”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here