Por Felipe Melo
[email protected]
O Clube do Choro ‘Jorge Assad’ (Ccja) que vem fazendo sucesso em diversas apresentações em São João da Boa Vista foi aprovado pela Lei Rouanet e está em busca de empresas que se disponham a destinar 4% de seu imposto ao projeto. Criado em 2022, o Ccja é um projeto sociocultural gratuito que tem como intuito preservar e difundir o choro, gênero musical brasileiro.
“A aprovação do projeto na Lei Rouanet foi um processo bastante trabalhoso e rigoroso. Mas, felizmente, com isso já é possível receber doações de qualquer empresa cujo sistema contábil seja o lucro real. O teto para a doação é de 4% do imposto devido a cada trimestre. As doações são feitas pela empresa, por meio de seus próprios contadores e depositadas em uma conta aberta pelo próprio sistema da Lei Rouanet”, explicou Micael Chaves, músico e fundador do projeto.
CLUBE DO CHORO
Chaves conta sobre a homenagem ao músico Jorge Assad, de quem foi aluno. “Ele foi uma referência musical para várias gerações em São João da Boa Vista. O Clube do Choro é inspirado na generosidade de Seu Jorge em transmitir gratuitamente os conhecimentos e a cultura do choro”, disse.
Atualmente o projeto oferece 40 vagas para aulas de bandolim, cavaquinho, pandeiro, violão de sete cordas e violão. “Com a aprovação do projeto na Lei Rouanet, a arrecadação será direcionada à ampliação do número de vagas para 150, bem como a abertura de turmas para novos instrumentos, como flauta, piano e percussão. Também está previsto o início de uma turma de alunos com necessidades especiais, bem como musicalização infantil. Para que tudo isso seja possível é necessária uma completa ampliação da estrutura atual, mantida por doações voluntárias. Além disso, será possível a aquisição de novos instrumentos, aumentando a possibilidade de empréstimo aos alunos carentes”, comentou o músico sobre os projetos futuros.
O Clube do Choro irá se apresentar no dia 18 de novembro no bingo beneficente das Irmãs Carmelitas, aberto ao público. Em dezembro, a programação será no dia 2, na Acadêmica de Letras, e dia 3, no Banespinha. O Ccjs se apresenta uma vez ao mês no restaurante Tekinfin, as próximas serão nos dias 9 de novembro e 14 de dezembro.
Micael finaliza convidando os empresários locais e também a população sanjoanense. “Convidamos todos os responsáveis por este tipo de empresa que venham conhecer o nosso trabalho. E também toda a população, pois pessoas físicas também podem doar, de forma muito prática, até 7% do imposto a ser pago na declaração de 2024. Essas doações são muito importantes para manter e ampliar as atividades do clube, que são totalmente gratuitas. Nossos ensaios abertos são realizados todos os sábados entre 9 e 11 horas, na sede do clube, espaço gentilmente cedido pelo entusiasta Arlindo Penteado, na Rua Antônio Machado, 99. Será uma alegria recebê-los! ”, concluiu.
Para maiores informações mande email para [email protected]. Ou acesse o site ccjasjbv.com.br.