Cemitério se prepara para receber cerca de 30 mil visitantes

Por Felipe Melo

O dia 2 de novembro é marcado pelo Dia de Finados, data dedicada à homenagem aos parentes e amigos que faleceram. A importante tradição católica será celebrada nesta quinta-feira.

Durante o dia, o Cemitério Municipal São João Batista irá receber grande fluxo de pessoas, que irão limpar e decorar com flores os túmulos dos entes queridos. “No ano passado, mais de 20 mil pessoas vieram até o cemitério, e, este ano, esperamos 30 mil”, comentou Danilo Galhardo, diretor do cemitério desde 2021.

Cemitério: ruas do local deverão estar repletas de pessoas visitando os túmulos (Clovis Vieira/O MUNICIPIO)

A expectativa no aumento do número de pessoas é creditada à novidade que o local terá neste ano. Durante o intervalo das missas haverá apresentação dos músicos Gustavo Merida, Michael Chagas e Lucas Chagas. Eles estarão próximos à capela tocando sax, violino e violão, com músicas pertinentes à data. “Espero que a população goste, acredito que será uma homenagem muito bacana para as famílias que têm seus entes queridos sepultados”, disse Galhardo. As missas estão marcadas para três horários, 6h30, 8h e 10h.

ACESSO

Em conjunto com o Departamento de Trânsito, a rua da Saudade estará fechada por completo no dia 2 de novembro. “Os agentes de trânsito estarão bloqueando as ruas e abrindo somente para carros oficiais e ambulâncias, pelo fato de a UPA estar localizada na frente do cemitério”, explicou o diretor. Geralmente, a rua da Saudade é fechada também no dia anterior. No entanto, pelo fato de 1º de novembro ‘cair’ numa quarta-feira, o bloqueio não ocorrerá este ano, apenas o estacionamento, ao lado do portão principal, estará fechado à pedido dos feirantes, que já poderão trabalhar.

FEIRANTES

Tradição durante o Dia de Finados, a feira livre, no estacionamento ao lado do portão principal, também acontecerá este ano. Durante todo o dia, os visitantes terão diversas opções de alimentação, além de opções de flores.

Os feirantes tiveram que ser cadastrados antecipadamente no período de 2 até 30 de outubro. Os locais de cada trabalhador foram destinados por ordem de inscrição. “As vagas foram preenchidas rapidamente, 75 vagas ocupadas, o estacionamento está totalmente ocupado”.  O portão do cemitério, localizado na rua Safira, também contará com comerciantes e floristas.

Caso o visitante não saiba o local do túmulo, a secretaria do cemitério terá disponível um serviço de informação. “O escritório estará aberto das 6h até as 18h. Foi construída uma guarita na entrada e um servidor do cemitério, que conhece muito bem o local, ficará à disposição dos visitantes”, concluiu o diretor.

Além disso, em todos os portões e no meio do cemitério estarão presentes seguranças de empresa particular, garantindo a tranquilidade.