SSP divulga redução no número de furtos em São João

Por Marcelo Gregório
[email protected]

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgou na quarta-feira (25) dados estatísticos de criminalidade referentes ao mês de setembro deste ano em todos 645 municípios paulistas. Em São João da Boa Vista, a prática criminosa com maior índice de registros apresentou queda no mês de setembro, de acordo com a pasta estadual.

24º BPM/I: recuo da criminalidade em São João está atrelado ao desempenho dos profissionais militares dentro da corporação (Marcelo Gregório/O MUNICIPIO)

São João teve 35 furtos detectados, segundo a SSP. Mesmo com essa quantidade apontada, o tenente-coronel Marcelo Domingos Facadio, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), disse que em agosto, a prática da modalidade criminosa na cidade foi superior. “Os furtos foram os crimes de maior incidência no mês de setembro, totalizando 35 ocorrências, número bem menor ao mês anterior (52) e no mesmo mês em relação ao ano passado (47)”, detalhou Facadio.

No Estado, o número de roubos em geral, de janeiro a setembro, sinalizou redução de 2,7%, com 32.473 registros ante 33.388 em 2022. Em São João, o BPM/I destacou que setembro registrou cinco roubos. No caso de veículos, o município teve dois furtos e um roubo no mês passado. “Nos delitos contra o patrimônio, os índices do último mês indicam que houve um ligeiro aumento no delito de roubo e uma diminuição no crime de furto, contudo, ocorreram prisões em flagrante decorrentes desses delitos, ressaltando que no diagnóstico de fechamento do último trimestre, a reta de tendência para esses tipos de delitos é de declínio durante o ano”, explicou o tenente-coronel.

O recuo da criminalidade em São João, segundo o comandante do 24º BPM/I está atrelado ao desempenho dos profissionais militares dentro da corporação. “A Polícia militar atua dentro da matriz de policiamento voltada ao atendimento e priorização as demandas do cidadão, com os programas de policiamento comunitário, operações programadas, Dejem [Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar], Atividade Delegada e apoios especializados voltados ao combate e prevenção aos crimes de qualquer natureza, bem como atividades sociais, inseridos no princípio da polícia comunitária”, citou.

OUTROS NÚMEROS

Facadio pontuou que de janeiro até agora o trabalho foi extenso para manter a cidade segura. “Dada a essas atuações multifatoriais, somente até setembro do corrente ano, a Polícia Militar em São João desenvolveu mais de 29.800 ações policiais militares, com mais de 4.471 veículos vistoriados, 12.113 pessoas abordadas, 366 prisões efetuadas e a apreensão de 24,606 kg de drogas”, finalizou o comandante.

QUEDA DE ROUBOS DE VEÍCULOS

No Estado, os roubos de veículo também tiveram queda de 1,8% no acumulado do ano, saindo de 7.486 para 7.351. Na comparação mensal, houve um aumento de 13 casos, saindo de 810 para 823 este ano. Os roubos a banco continuam com apenas uma ocorrência no acumulado e nenhuma no mês, sendo os menores números para os períodos desde 2001, quando iniciou a série histórica. Os roubos de carga saltaram de 854 para 1.081 em nove meses, aumento de 26,6% no acumulado do ano. No mês foram 128 casos, 32 a mais que em 2022. O crescimento nos índices desta modalidade de crime pode se explicar pelo fato do interior possuir excelente malha viária, que facilita o escoamento de mercadorias para todo o Brasil e atrai o crime organizado.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here