Nova ala de Ambulatório SUS da Santa Casa soma 18 leitos

Por Ignácio Garcia
[email protected]

A direção da Santa Casa de Misericórdia ‘Dona Carolina Malheiros’ entregou, na manhã desta sexta-feira (27), as obras de revitalização e ampliação do Ambulatório de Urgência e Emergência direcionado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Projetada e construída em área de 112,39 m², sem dinheiro público, a nova ala do hospital de São João da Boa Vista foi equipada com seis leitos de observação clínica e um leito pediátrico com a ajuda de parceiros e voluntários.

Espaço: ampliada e revitalizada, nova ala destinada a pacientes de urgência e emergência passou a contar com 18 leitos (Divulgação/Santa Casa Dona Carolina Malheiros)

Situado na parte térrea do prédio, o ambulatório/SUS ampliado e revitalizado passou a contar com 18 leitos. “Ele é o ponto de entrada para todos os pacientes que internam no hospital. A gente atende média de nove cidades. A revitalização é mais um benefício para o usuário do SUS para que ele possa ser atendido em lugar com o melhor equipamento, mais claro e mais cômodo”, disse a cirurgiã torácica da Santa Casa, Patrícia Regina Lopes Moreira.

Na cerimônia de entrega, o provedor Francisco Antonio Alves e o vice-provedor Marcio Franciolli reforçaram às autoridades das esferas municipal e regional a importância que o equipamento terá para atender os pacientes que mais precisam de atendimento. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Gomes (PL), e o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Fábio Ferraz, estiveram na Santa Casa. O evento ainda reuniu vereadores, diretores do hospital, gerentes, médicos, colaboradores e parceiros da instituição.

MÉDIA DE 600 ATENDIMENTOS

A estrutura inclui área de isolamento, sala de emergência, sala de triagem e leitos semi-intensivos. Para fornecer atendimento aos cerca de 600 pacientes mensais, a parte humanizada do complexo hospitalar reúne no quadro de profissionais dois médicos plantonistas, enfermeira assistencial por plantão e uma coordenadora, além de 20 técnicos de enfermagem. “Estamos dobrando a capacidade com leitos totalmente equipados com tudo que se tem dentro de uma UTI, estamos com 18 leitos, inclusive para a pediatria. É uma necessidade de muitos anos. Nós fizemos uma revitalização do antigo ambulatório e ampliamos de uma maneira que os munícipes serão acolhidos com segurança e conforto”, afirmou Franciolli, vice-provedor da Santa Casa.

APOIO DE PARCEIROS

A ampliação do ambulatório teve início em novembro de 2022. Para isso, foi necessário que membros da Irmandade e parceiros estendessem as mãos para que o projeto fosse levado adiante. Um dos apoiadores foi o influenciador digital Ademar Comiotto Junior, popularmente conhecido por ‘Cabelo Batateiro’. Com um número expressivo de seguidores nas redes sociais, o gaúcho de Gramado, mas que atualmente reside em Leme (SP), se sensibilizou e doou à Santa Casa a maior parte dos recursos: R$ 200 mil.

A doação dele foi motivada por questões de agradecimento. Por ter morado em São João, e por já ter precisado de atendimento no hospital para a sua família, Batateiro disse sim para a causa. Junto de seu advogado, Holdrado Lelis Filho, o influenciador promoveu a realização de duas ações solidárias responsáveis pelo sorteio de dois caminhões/carreta. Rapidamente, ele conseguiu arrecadar o dinheiro e destinou parte ao hospital de São João.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here