Por Ignácio Garcia
[email protected]
Todos os cursos do Centro Universitário UniFAE receberam estrelas do Guia da Faculdade — uma parceria do Estadão e da Quero Educação. A avaliação é considerada a mais abrangente em titulações e modalidades disponíveis no ensino superior brasileiro.
Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda e Psicologia foram as graduações premiadas com a titulação “muito bom” (quatro estrelas). Na lista das instituições públicas, o Centro Universitário aparece entre as melhores do Estado de São Paulo com essas avaliações.
Para a pró-reitora de Graduação do UniFAE, profª. dra. Alice Orrú, a cada ano o Centro Universitário vem evoluindo na qualidade de seus cursos. “Foram feitas diversas estruturações nas grades curriculares e nos projetos pedagógicos, modernizando o aprendizado dos nossos alunos. O resultado do Guia mostra esse crescimento e o aperfeiçoamento que nossa equipe vem buscando a cada ano”, relatou.
O reitor do Centro Universitário, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira, parabenizou todos os envolvidos nestas conquistas. “Coordenação e professores estão de parabéns por trabalharem com eficiência e buscando sempre o melhor para nossa instituição. Essas notas solidificam ainda mais nosso selo de Melhor do Brasil entre as municipais”, destacou.
CÁLCULO
Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.
O coordenador de cada curso foi avaliado por um questionário no qual apresentou as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).
No projeto do Guia, coube à equipe da Quero a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos. Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas.
Os cursos de Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Farmácia e Medicina do UniFAE também foram citados, recebendo três estrelas cada (“bons”).