Ação arrecada cabelos para confecção de perucas a pacientes com câncer

Por Ignácio Garcia
[email protected]

A tarde e o início da noite do sábado (21) foram marcados por uma ação social promovida pela Unimed Leste Paulista (ULP) na praça Governador Armando Salles de Oliveira — a praça da Catedral São João Batista —, em São João da Boa Vista. Na oportunidade, uma equipe especializada realizou os cortes de cabelos gratuitos para as pessoas que se inscreveram no projeto e o que foi arrecadado — em cabelos — será usado na confecção de perucas para pacientes com câncer.

Primeiro doador do dia: Luiz Gustavo ficou feliz por poder participar do projeto (Divulgação/ULP)

Ao longo do evento, aproximadamente 20 cortes foram realizados em frente à Over Wheels Donna’s Di, uma van equipada com um salão de beleza móvel.

“Nós recebemos o convite através da Unimed. É uma ação social que a gente gosta de fazer, achamos muito importante, então ajudar de alguma forma não tem preço”, afirmou Edilaine Galvão Diaferia, proprietária do salão de beleza Donna’s Di, empresa parceira que realizou os cortes de cabelo.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Oncologia e Terapia Infusional da ULP, Beatriz Bassega, essa campanha começou com uma demanda externa, “as pessoas vinham até nós com cabelos cortados e São João não tinha um ponto de captação, então nossa assistente social entrou em contato com essa instituição de Poços de Caldas e nós conseguimos fechar a parceria”.

A organização que recebe os cabelos arrecadados, tanto na ação de sábado quanto os entregues diariamente no Centro de Oncologia da Unimed, é o Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (Gaapo), responsável pelas confecções e entregas das perucas.

Com o título “Quem doa cabelos, doa sorrisos”, a ação criada pela Unimed foi abraçada pela população. “Poder fazer parte de um projeto como esse me deixa muito feliz. A melhor parte é ter consciência de que está fazendo o bem. Isso dá uma paz no coração que é uma coisa sensacional”, disse Luiz Gustavo Pagani Macedo, o primeiro doador do dia.

Em dois anos de funcionamento, o Centro de Oncologia e Terapia Infusional da Unimed Leste Paulista já atendeu mais de 1.300 pessoas. Para a dra. Crislayne Maxilene Rezepoka, responsável médica do local, a equipe multidisciplinar do setor é motivo de orgulho, “essas meninas trabalham muito, estão sempre pensando em uma ideia nova para trazer os pacientes pra perto, para fazer com que esse diagnóstico chegue de uma forma mais precoce e que a gente possa impactar de uma forma positiva na vida desses pacientes”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here