Por Ignácio Garcia
[email protected]
Professor e coordenador do Centro Universitário UniFEOB, Rodrigo Marudi foi um dos convidados e uma das lideranças da equipe organizadora da 25ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior Particular (Fnesp). Maior do gênero na América Latina, o evento aconteceu entre os dias 28 e 29 de setembro, em São Paulo (SP), e teve como tema o resgate do valor da educação.

Durante sua atuação, o docente encontrou-se com o ministro da Educação, Camilo Santana, que esteve na abertura do fórum, em uma mesa de debates. Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Lúcia Teixeira, presidente da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) — entidade que representa diversas mantenedoras de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras — também marcaram presença.
O debate foi marcado por falas que sugerem a busca por soluções para uma transição mais fluida e eficiente entre a educação básica e o ensino superior.
“Camilo veio falar comigo para dar parabéns pelo evento. Ele ficou bastante impressionado com a estrutura e o significado do HackLab Fnesp, já que a real motivação é trazer inovação com o estudante sempre no centro do processo”, destacou Marudi.
HACKLAB FNESP
O HackLab é uma maratona empreendedora que reúne estudantes de todo o Brasil durante a 25ª edição do Fnesp. Trinta estudantes foram selecionados e, posteriormente, divididos em grupos para desenvolver um projeto inovador que funcione como solução para problemas reais enfrentados pelas instituições de ensino superior.
Ao longo de três dias, os estudantes receberam treinamentos em diversas áreas e, no final do fórum, apresentaram projetos em forma de pitch para os mais de 1.000 participantes do evento, gestores e líderes do setor, além de uma banca julgadora composta por três especialistas em educação. Ao final, a equipe vencedora recebeu um prêmio no valor de R$ 10 mil.
QUASE MIL BOLSAS DE ATÉ 100%
Faltam poucos dias para o momento mais aguardado dos futuros vestibulandos do UniFEOB. Os candidatos podem escolher entre os mais de 20 cursos de graduação e com o resultado, podem concorrer a bolsas de estudo de até 100%. Ao todo, serão ofertadas 1.000 bolsas.
Mais de 2.500 vestibulandos realizarão o processo seletivo em 22 de outubro (domingo), às 9h, no Campus Mantiqueira, localizado na avenida Dr. Octávio da Silva Bastos, 2439 — Jardim Nova São João, em São João da Boa Vista.
Para se inscrever, basta acessar o site vestibular.unifeob.edu.br, preencher o formulário e pagar taxa de inscrição de R$ 25. Na página também é possível conhecer cada curso, os professores e a matriz curricular.
Além da acomodação dos estudantes, o Centro Universitário também irá oferecer aos acompanhantes um café da manhã, bate-papo com coordenadores e embaixadores dos cursos. Em seguida, eles poderão visitar grande parte da estrutura do campus e da Fazenda-Escola, enquanto os futuros universitários se concentram nas questões e na redação.