Por Ignácio Garcia
[email protected]
Na segunda-feira (16), em seu gabinete em Brasília (DF), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, recebeu representantes do Instituto Federal Sul de Minas e da Associação dos Produtores de Cafés da Região Vulcânica. Na oportunidade, as partes debateram sobre as necessidades que o Ministério pode vir a atender em um projeto de impulsionamento da produção de café na região, compreendida por 12 municípios na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

“Discutimos como obter a certificação de identidade geográfica, como qualificar essas associações dos produtores, no sentido de agregar mais valor e como viabilizar mais recursos para essas finalidades”, destacou o ministro, em seu perfil no Instagram.
Segundo Ulisses Oliveira, da Associação dos Produtores de Cafés da Região Vulcânica, “a associação está completando 11 anos de existência e busca valorizar a produção desses pequenos agricultores, e principalmente das mulheres produtoras ali”.
“Nós já estamos atuando em diversos projetos na obtenção da indicação geográfica para a região vulcânica e, agora, com o apoio do Ministério [do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar], do ministro [Paulo Teixeira], nós vamos conseguir colocar um laboratório especializado, com a região vulcânica dentro do campus de Poços de Caldas, e estudando todas as 12 cidades que compõem, ali, o sistema, para que a gente possa desenvolver economia, a ciência e agricultura familiar da região“, pontuou Rafael Neves, do IF Sul de Minas.
Carlos Henrique, também do Instituto Federal Sul de Minas, falou da satisfação de estar junto ao ministro “e ele dar essa resposta para a agricultura familiar da nossa região”.