Da Redação
Uma nova sala definida por PPP (pré-parto, parto e pós-parto) passou a integrar a estrutura do Centro Obstétrico da Santa Casa de Misericórdia ‘Dona Carolina Malheiros’, em São João da Boa Vista. Todo decorado e aconchegante, o recém-liberado espaço também recebeu uma nova cama específica para os procedimentos diários. Toda a estrutura foi planejada pela direção do hospital para aumentar o conforto das gestantes.
“A sala PPP tem materiais disponíveis para a realização de atividades não farmacológicas para o alívio da dor, tais como a bola, banho quente, ambiente com luz aconchegante e música para fazer com que elas se sintam mais acolhidas e mais calmas”, disse a enfermeira Ana Julia Araújo de Souza, coordenadora da Maternidade.
Na Santa Casa, o fluxo de nascimentos é grande, principalmente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A média mensal é de 90 partos, tendo a maioria (90%) feita por cesárea. No Centro Obstétrico, a movimentação registra 390 consultas realizadas a cada 30 dias.
Assim que chegam à Maternidade, as gestantes se deparam com desenhos coloridos nas paredes do Centro Obstétrico, bem como na Unidade de Cuidados Intermediários Especiais Neonatal (Ucin). Frases como “Sinta-se em casa” e “Permita que este espaço te acolha” são mensagens expostas na ala do hospital.
“A gente preparou um ambiente acolhedor para que a parturiente consiga passar por esse trabalho de parto, que é exaustivo e desgastante, da melhor forma possível para receber o seu bebê”, concluiu a enfermeira-obstetra Nathalia Mesquita Kempe Palmiro.