Por Ignácio Garcia
[email protected]
O Experimental Integrado realizou, ao longo das últimas semanas, diversas atividades relacionadas à saúde mental com alunos da unidade. As ações foram desenvolvidas durante a campanha mundial do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a temática e prevenção ao suicídio.

Em parceria com o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), programa de educação socioemocional, as atividades foram divididas de acordo com as quatro dimensões que impactam a saúde mental: Espiritual (conexão com a natureza); Social (interação com colegas e ambiente); Mental (compreensão de sentimentos e valorização à vida); e Físico (exploração de limites e atividades em grupo).
“Nós propusemos diversas ações para que os alunos pudessem olhar para eles mesmos, para as suas relações e cuidarem da saúde mental”, afirmou a psicóloga Mariana Tavares, coordenadora do LIV no Experimental Integrado. “Durante as aulas, eles pesquisaram imagens, frases, canais de ajuda, e espalharam pela escola cartazes com a mensagem: ‘Sua vida é importante’. A partir desse disparador, outras ações foram desenvolvidas”.
Para além dos muros da escola, os estudantes e seus familiares foram convidados a curtirem momentos de qualidade em contato com a natureza; uma palestra com a temática foi desenvolvida pelo professor Thales Rios; intervalos com música e disputas de dança foram realizados na escola para promover a interação entre as pessoas; todos foram convidados a participar do Energizando, uma gincana animada entre as turmas; e, na última semana de setembro, os colegas trocaram desejos enquanto amarravam fitas amarelas em seus pulsos para confirmar o pertencimento à causa.
INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL
Trata-se de uma abordagem inovadora no ensino brasileiro. A parceria do Experimental Integrado com o LIV permite o desenvolvimento estruturado da educação socioemocional em aulas semanais com materiais exclusivos e recursos e suporte para a família. Os estudantes aprendem mais sobre si mesmos, os colegas e o ambiente ao redor, desde a Escola de Infância até o Ensino Médio.
FOCO NO ESTUDANTE
A saúde mental é um tema cada vez mais presente em nossas vidas. Devido à rotina, muitas vezes estressante, as pessoas têm deixado o cuidado consigo mesmas em segundo plano — algo perigoso, sobretudo para crianças e adolescentes, em fase de descoberta e compreensão do funcionamento da sociedade e do mundo moderno.
O Experimental Integrado, referência educacional no assunto, preza pela realização plena dos objetivos pessoais e profissionais de todos os estudantes, de forma saudável e sustentável; muito além de excelentes profissionais, a escola busca formar excelentes cidadãos: pessoas confiantes, felizes, criativas e conscientes.