Unesp comemora 10 anos de fundação do campus São João

Por Marcelo Gregório

Um evento especial realizado na manhã desta terça-feira (3), no Teatro Profª. Lucila Martarello Astolpho — Cidade das Artes — celebrou os dez anos de atividades do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São João da Boa Vista. O reitor Pasqual Barretti fez a abertura oficial da solenidade. “Declaro aberta a sessão solene em comemoração aos 10 anos da Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de São João da Boa Vista”, discursou Barretti.

Mesa: Beraldo, Teresinha, dir. Jozué, o reitor Barretti e a vice Marisa, Carlos Gomes e o vice-dir. Juliano (Marcelo Gregório/O MUNICIPIO)

Fundada em 1976, a Unesp tem, hoje, 34 campi espalhados por 24 municípios, sendo considerada uma das mais conceituadas do País. De grande relevância para São João, a Faculdade de Engenharia (FE) enfrentou inúmeros desafios até completar uma década. Hoje, são 400 alunos alocados nos cursos de graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, e Engenharia Aeronáutica, incluindo a pós-graduação.

EXPANSÃO DO CAMPUS

À frente da unidade sanjoanense, o professor Jozué Vieira Filho pontuou que o campus segue em expansão. Em novembro devem começar as obras de construção do 3º bloco (1.227 m²), com dois pavimentos direcionados ao setor administrativo, incluindo área para os docentes, com valor estimado em R$ 6,6 milhões. “Estamos em fase final de licitação, esperamos que as obras comecem até novembro. A terraplanagem [na parte superior do terreno, para a construção quadra de esportes], vamos iniciar em breve. Temos o hangar, doação do município, que vai entrar em operação em breve. Está em operação, mas não cem por cento. A gente colocou um avião lá dentro recebido da Receita Federal, já equipamos as salas que têm no fundo, com ar condicionado, e, agora, estamos esperando três salas com divisórias que serão montadas em breve”, anunciou Filho.

TRAJETÓRIA COMPLEXA

O lançamento da Pedra Fundamental ocorreu em 6 de março de 2013, com a presença do então governador Geraldo Alckmin. O campus ocupa área de aproximadamente 107 mil m², doada pela Prefeitura de São João. Presente no evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sidnei Beraldo, relembrou a complicada trajetória até a instalação do campus na cidade, que envolveu disputa regional e estadual. “Eu, particularmente, comemoro 20 anos porque o primeiro contato que nós tivemos foi em 2003, quando eu presidia a Assembleia Legislativa e por lá transitava um projeto importante. [Foi] uma longa história. Reconheço o trabalho de muita gente. Foi uma escolha bastante acertada. É motivo de alegria para todos nós”, enfatizou Beraldo.

Também professor, o deputado estadual Simão Pedro (PT) esteve engajado no processo de implantação do campus em São João. “A Unesp é uma conquista não só de São João da Boa Vista como de toda a região mogiana. Ela traz progresso, desenvolvimento, movimentação da economia local e produz conhecimento. Foi uma conquista gigantesca, me empenhei muito com a sociedade local, jornal O MUNICIPIO, ex-prefeito Nelson Nicolau, Dr. Joaquim [Cândido de Oliveira Neto] sempre pautando [matérias] no jornal. Foi uma grande conquista. E tenho muito orgulho por ter ajudado”, disse o deputado.

Durante o discurso, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (PL) ressaltou os benefícios que a Faculdade de Engenharia trouxe para São João. “É uma alegria ímpar, para qualquer cidade, o fato de ter um campus da Unesp a serviço da população. Melhor ainda é quando vemos as atividades de professores e estudantes se desenvolvendo”, pontou Teresinha.

A mesa de autoridades ainda reuniu a vice-reitora, profª. dra. Marisa Furlan; presidente da Câmara Municipal, Carlos Gomes (PL); e o vice-diretor do campus de São João, prof. dr. Juliano Antonio de Oliveira.