Da Redação
No domingo (17), ocorreu um encontro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Águas da Prata (SP). A reunião, que atraiu mais de 40 pessoas, contou com diversas gerações de militantes pratenses, além de novos que se filiaram no dia e receberam as boas-vindas dadas pelo ator global Tadeu di Pietro, que enviou mensagem de vídeo gravada para o encontro.
A atual Comissão Provisória da sigla é formada pela presidente Elaine Cristina dos Santos; Jair Monteiro, secretário de Organização; Alexandre Grings, secretário de Finanças; Reinaldo Casarini, secretário de Movimentos Populares; Lucinda Noronha, secretária de Comunicação; e Lenira Grings e Nanci Ferreira, ambas secretárias de Formação Política.
Segundo a presidente Elaine, “O Partido dos Trabalhadores de Águas da Prata tem uma história longa de lutas e conquistas. Por isso, a atual direção confia na experiência dos que começaram essa luta e no entusiasmo dos jovens. O partido está se reorganizando em um momento em que temos a grande tarefa de reconstruir o Brasil após seis anos de retrocessos sociais e políticos. Em 2024, queremos promover debates políticos construtivos, conversando com todos os grupos da população pratense que apoiam a democracia e no estado democrático e social de direito”.
Benedito Prézia, da primeira geração da sigla na Prata, da década de 1990, falou por videoconferência contando o princípio e as dificuldades de construção de um partido popular no interior de São Paulo. Já da segunda geração, nos anos 2000, o ex-vereador Jair Monteiro (Coalhada) lembrou-se do ineditismo de ser o primeiro negro e representante do partido a presidir o Poder Legislativo Municipal.
Pedro Aubert, assessor do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira, fez um histórico do momento mais recente da organização do partido, dos revezes sofridos após 2016, da mobilização do campo progressista na cidade nas eleições de 2022 e os desafios de manter a mobilização após o pleito, mediante o diálogo com outras forças progressistas do município.
O encontro teve, ainda, a participação do ex-governador do Acre, Binho Marques, novo morador de Águas da Prata, e se disse surpreso com a quantidade de pessoas mobilizadas para a reunião. As cinco gestões petistas no Estado foram, segundo Marques, possíveis a partir do momento em que o Partido liderou uma estratégia de amplo diálogo com a sociedade em conjunto com outras forças políticas. Destacou o fato de, em Águas da Prata, haver mais de 100 filiados e um espírito de coletividade entre os militantes que torna possível eleger vereadores e influenciar nas eleições para o Executivo.
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) participou videoconferência e destacou a força com a qual o partido chega em 2024, com plenas condições de voltar a ocupar cadeiras na Câmara Municipal e a oportunidade histórica da cidade de contar com um ministro e um deputado estadual, ambos da estância hidromineral.
Fundador do’ Caminho da Fé’, Almiro Grings destacou sua disposição de participar das lutas do partido na cidade. Afirmou ainda não ter pretensões eleitorais, mas a disposição em dar apoio ao coletivo onde for necessário. Ele também pontuou ser necessária a participação política daqueles que possuem consciência social e lutam por justiça social.
O evento ainda contou com outras mensagens de vídeo como as vereadoras petistas da região: Fabiana Sandoval (Casa Branca) e Thaís Nogueira (São José do Rio Pardo). O jornalista Luís Nassif também enviou uma mensagem destacando a importância de o Partido atuar junto à sociedade civil.
O ex-ministro dos Direitos Humanos do primeiro governo Lula e ex-membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, também encaminhou mensagem e disse que Águas da Prata precisa estar presente nesse momento de reconstrução nacional “para que a gente permita nunca mais permita o retorno a esse Brasil que ameaçou inclusive a própria Democracia até a última hora da eleição, até o golpe [tentado] do 8 de janeiro”.
Em mensagem, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, falou aos conterrâneos e colegas de partido, homenageou o ex-governador Binho Marques citando “esse gigante que Águas da Prata ganhou de presente” e destacou a importância da mobilização feita nas eleições, quando houve mobilizações de rua e bandeiraços no Bosque (Parque Estadual) de Águas da Prata. O ministro colocou o governo federal à disposição da cidade e afirmou o desejo de estar na Prata para debater a pauta da agricultura familiar, haja vista o grande número de agricultores familiares que tem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no município e o potencial de agregar valor à produção local.
Encerrando o encontro, a coordenadora regional do PT, advogada casa-branquense Rosa Lazinho, encaminhou questões importantes para esse momento de reorganização municipal do partido como as eleições internas do PT que ocorrerão em outubro deste ano.