Reitoria do UniFAE participa de missão universitária na África do Sul

Por Ignácio Garcia
[email protected]

O reitor, prof. dr. Marco Aurélio Ferreira, e a pró-reitora de Graduação, profª. dra. Alice Peruchetti Orrú, foram os representantes do Centro Universitário UniFAE na missão universitária internacional de 2023 da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Neste ano, o país escolhido foi a África do Sul.

Na África do Sul: pró-reitora Alice Orrú; Robert Kotze, diretor-sênior da Stellenboch University International; e o reitor Marco Aurélio Ferreira (Divulgação/Ascom UniFAe)

Cerca de 40 representantes de universidades de todo o Brasil visitaram dezenas de instituições de ensino superior africanas por 13 dias (entre 21 de agosto e 2 de setembro), nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johanesburgo.

“Conhecer importantes universidades internacionais e saber a forma que trabalham foi de uma enorme vivência para nós, da Reitoria. Muito aprendizado e importantes experiências para colocarmos em prática por aqui”, destacou Alice.

“Nossos agradecimentos a Abruem pela oportunidade de adquirir conhecimento e buscar novas frentes, para que implantemos em nosso país. Para a UniFAE, uma grande chance de trazer novas ações para nossos alunos, professores e corpo administrativo”, comentou Marco Aurélio Ferreira.

A missão, que ocorre anualmente e é organizada pela associação, teve como objetivo estreitar relações, agregar conhecimentos, troca de experiências e firmar acordos de cooperação internacional entre as instituições visitadas e as universidades filiadas à Abruem. No ano passado, o país visitado foi o México.

No dia 1º de setembro, em visita à sede da Embaixada do Brasil na África do Sul, na cidade de Pretoria, a comitiva foi recebida pelo ministro conselheiro, Félix Baes de Faria. Ao final da reunião, o reitor do UniFAE,  com outros reitores, entregou uma medalha da Abruem à autoridade internacional.

ATIVIDADES

A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde realizou reuniões e conheceu a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology. Por lá, os participantes tiveram a oportunidade de participar do workshop sobre Liderança Global, co-organizado pela Associação Internacional de Educação da África do Sul (Ieasa) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

Também em Durban, o grupo realizou networking na Ieasa Conference, evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior.

A segunda cidade visitada foi a capital legislativa da África do Sul — Cidade do Cabo, onde conheceram as seguintes instituições: Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT).

Em seguida, a missão internacional teve como destino Port Elizabeth, que abriga duas importantes instituições de ensino superior: a Nelson Mandela University — campus Sul e a Rhodes University.

Na última cidade a ser visitada, Johanesburgo (uma das grandes metrópoles do país sul-africano, com mais de 5,5 milhões de habitantes), foram quatro universidades visitadas: University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (Unisa). No local também conheceram a sede da Embaixada do Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here