Por Felipe Melo
[email protected]
No dia 7 de outubro (sábado), a Casa de Apoio ao Menor Irmã Dulce (Camid) realizará o quarto leilão de gados e prendas em prol da instituição para finalização da reforma e construção da sede. O evento será no Recinto Tal Eventos, localizado às margens da rodovia entre São João da Boa Vista e Aguaí. O início será a partir das 12h com almoço e show da dupla Baiano e Baianinho. O leilão está marcado para as 14h, primeiramente com as prendas e posteriormente com os animais. Os ingressos custarão R$ 60 para adultos e R$ 30 para crianças de 6 a 12 anos.

O principal objetivo é a finalização da construção e reforma da Camid, como conta o Rodrigo Betinarde, presidente da entidade. “Nós conseguimos construir os quartos, hoje as crianças já estão acomodadas nos quartos do pavimento térreo. Entramos na fase de acabamento do andar de cima, que terão mais quartos para conseguir individualizar cada vez mais o atendimento, cada criança ter o próprio quarto, esse é o nosso grande sonho e através dos leilões e com a ajuda de toda a população mensalmente nós conseguimos realizar este projeto. A gente busca voltar essa arrecadação para manter e finalizar as obras, esse é o nosso grande objetivo. Tudo que vier será bem-vindo e será utilizado para tentar finalizar o andar de cima, os pisos, fazer a parte de acabamento, fiação e finalizar no fundo a área dos parquinhos. Vamos indo por etapa para poder dar um bem-estar melhor para as crianças”, disse.
Para quem deseja doar animais ou prendas para ajudar o leilão, basta entrar em contato com o número (19) 99926-1994 (Rodrigo) para mais informações.
“A população pode nos ajudar de várias formas, doando alguma coisa, indo no almoço. As prendas são variadas, qualquer tipo de prenda será muito bem-vinda. Nós fazemos os leilões das coisas repassadas, por exemplo a pessoa tem uma loja e doa algum kit, algum vale-compras, e lá nós montamos os lotes e leiloamos. As pessoas podem contribuir desta maneira, a população querer ajudar comprando o ingresso para prestigiar o evento já estará nos ajudando”, explicou Betinarde.

CAMID
A entidade fica na rua Santa Terezinha, 350 — Jardim Dona Tereza. Foi criada em 2001, pelo padre Carlos Roberto Vicente, com objetivo de acolher crianças e adolescentes retirados das famílias por maus tratos, abusos, negligências e vários tipos de situações de risco. No mês de outubro estará completando 22 anos de existência.
Atualmente, a Camid atende 12 crianças no local, além de 25 pessoas na equipe de trabalho. “Nós temos 20 vagas disponíveis seguindo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, e também do convênio que nós temos. Geralmente, é uma instabilidade, por exemplo pode chegar a mais crianças e as vezes passar disso, mas nós temos que estar preparados para as 20 vagas, temos que manter a estrutura para que isso possa acontecer. A casa é 24 horas então temos uma estrutura de funcionários e os turnos, toda parte de cuidadores, da cozinha, o pessoal do administrativo e a equipe técnica, coordenadoras, assistente social e psicóloga”, relatou o presidente da instituição.
Além do leilão, a população pode ajudar de diversas formas: colaborar mensalmente, comparecer nos eventos, e a instituição conta com um bazar fixo na avenida João Osório, 440 — Centro. “A pessoa pode contribuir doando roupas para o bazar, toda doação que chega tanto no bazar, quanto na nossa sede é feito uma triagem, o que serve para as crianças fica na casa e o restante vai para o bazar que reverte para a manutenção da casa. As pessoas podem doar alimentos, fazendo a doação mensal, em espécie, ajudando nos nossos eventos. Tem várias formas de colaborar com a instituição”, elencou Rodrigo. Ele finaliza agradecendo todas as ajudas ao longo destes 22 anos: “Temos muito a agradecer a população de São João da Boa Vista, aos parceiros que estão sempre ajudando e nunca nos abandonaram”, concluiu.