Por Ignácio Garcia
[email protected]
Um dos grandes mercados da indústria global é o de desenvolvimento de games: somente em 2022, foram faturados mais de 196,8 bilhões de dólares, de acordo com a consultoria PriceWaterHouseCoopers (PwC). Para incentivar e capacitar mais pessoas para esta área, o Experimental Integrado está prestes a realizar a 2ª edição do campeonato de desenvolvimento de jogos eletrônicos Good Game.

A competição inovadora acontece de 4 de setembro a 16 de outubro e é fruto da parceria entre o colégio e o programa de robótica Good Inventor, com apoio da loja Master Acessórios. O evento conta com a participação de estudantes dos 7º e 8º anos do Experimental Integrado, sob a organização dos professores de Robótica Rodrigo Bibbo e Matheus Giglio.
“Esse ano serão mais de 20 equipes participantes”, destaca o docente Rodrigo Bibbo, também fundador da Good Inventor. “Eles terão mais de um mês para criar os games mais incríveis que, depois, no evento final, serão colocados para votação”. Para isso, a plataforma escolhida para a criação dos jogos é a MakeCode Arcade, da Microsoft. “Ela é interativa, gratuita e permite aos estudantes programarem seus jogos seguindo um passo a passo com criatividade em seus projetos”, garantiu o professor Matheus Giglio.
O projeto, porém, vai muito além da competição. Ao longo da jornada, os estudantes colocam em prática o desenvolvimento de habilidades essenciais como negociação, criatividade, resolução de problemas, organização, pensamento computacional e execução de projetos.
DESAFIO
O Good Game segue o formato de maratona de criatividade no estilo hackathon. São 12 horas de sprint (todas as fases) vivenciadas por 90 estudantes organizados em 23 equipes masculinas e femininas. Eles receberão um desafio específico, discutirão ideias para alcançar o objetivo final, terão mentorias, farão testes e apresentarão seus projetos no dia da grande final. Os games poderão ser jogados por todos os estudantes do Experimental Integrado e, em seguida, será feita a votação e premiação dos vencedores.
Todos os jogos devem ser originais, player friendly (ou seja, sem violência, edificantes), pensados para um público-alvo específico e baseados em situações do mundo real. Como parte da parceria entre Google for Education e Experimental Integrado, todas as atividades serão entregues por meio do Google Classroom.