Por Clovis Vieira
[email protected]
O Departamento de Gestão e Planejamento instalou na quinta-feira (24), outdoor na praça do Conjunto Habitacional ‘Professor Antônio Cavalcante de Albuquerque’, no bairro Jardim Crepúsculo, informando sobre a reforma daquele espaço público. Segundo o constante no cartaz, o investimento total será de R$ 282.714,45 e o prazo de cinco meses para finalização e entrega da obra. Não há informação a partir de que data inicia-se a contagem desse tempo determinado.

A Prefeitura confirma que “A obra é fruto do convênio firmado pela Prefeitura de São João da Boa Vista e a Secretaria de Estado da Habitação. A reforma e revitalização da praça será realizada pela empresa Marques & Marques Construtora Ltda. EPP e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos até janeiro de 2024”. Não apontou, no entanto, quais serão as melhorias que a praça receberá.
Por sua vez, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (PL) garante: “Estamos investindo junto com o governo estadual na reforma desta praça no Jardim Crepúsculo, garantindo assim uma área de lazer totalmente revitalizada para os moradores do bairro”.
A Prefeitura complementa dizendo que “tem acompanhado todo o processo, desde a confecção do projeto arquitetônico, os projetos complementares, a aprovação no convênio, a licitação e, agora, a execução da obra”.
DENÚNCIA
Edição de 29 de dezembro de 2022 do O MUNICIPIO denunciou que as calçadas no entorno dessa praça já estavam intransitáveis. Lama e mato há muito tempo tomaram conta do passeio público, obrigando os moradores daquela região a caminharem pela rua.
À ocasião, a reportagem lembrou, ainda, que alguns residentes do bairro procuraram vereadores solicitando não apenas essa providência, mas também a manutenção da praça, totalmente tomada pela vegetação, com bancos quebrados e sem nenhum equipamento de lazer ou de ginástica.
Na época, apenas uma limpeza básica foi realizada, mas a situação voltou a ocorrer. Com o tempo chuvoso esses problemas se agravaram e a praça ficou mais ociosa do que o habitual, perdendo seu principal objetivo, que é oferecer espaço de lazer aos moradores. O que deveria ser um local de encontro para famílias e crianças, revelava-se uma fonte de sujeira, insetos e animais peçonhentos.




