Por Clovis Vieira
[email protected]
Nesta quarta-feira (30), em dois horários (às 9h e às 14h), mais de 630 alunos da cidade estarão no Theatro Municipal recebendo a formatura no Programa Bombeiro na Escola. Quem convida a população a prestigiar esse evento é o capitão PM Paulo Ricardo Baldin, comandante do 2ª Grupamento de Bombeiros, e a cabo PM Ângela Luiza de Oliveira, que aplica os conhecimentos aos estudantes do curso.

“Nós dividimos a solenidade em dois momentos devido aos horários dos alunos: para a turma que estuda de manhã, a formatura será de manhã e para a turma que estuda a tarde, a formatura será à tarde. Isso permite, ainda, adequar o transporte para eles”, explicou Ângela. De acordo com ela, “o programa tem sido um sucesso, conforme avaliação dos pais, alunos e professores. Este ano, conseguimos atender 14 escolas, incluindo uma estadual”.
Como parte dos ensinamentos, os alunos aprendem como agir em uma situação de emergência, a usar corretamente os telefones dos Bombeiros, os cuidados necessários dentro de casa, no lazer, no trânsito, etc. O programa Bombeiro na Escola está ativo na cidade, desde 2021. O site do Corpo de Bombeiros explica que “As crianças e adolescentes que participam do programa, muito além do conhecimento adquirido, são vetores de cidadania para as famílias e comunidades, pois o ensino fornecido transcende as salas de aula”.
IMPACTO
O programa funciona no município em parceria com a Prefeitura, através do Departamento de Educação “orientando os alunos dos 4°s Anos da rede municipal para fazer parte da corrente da cidadania e proteção da vida”, completou Eloisa Matielo Ribeiro, diretora da pasta. Ela contou, ainda, que “um incêndio foi simulado sob a responsabilidade da equipe do Corpo de Bombeiros, como parte da didática do curso”.

Eloisa acrescentou que o curso tem duração de 4 horas/aula, sendo realizado no período de aula regular, em três encontros. No programa deste ano, foram atendidos 663 alunos da Rede Municipal. “Os impactos são muito positivos, pois além da questão de cidadania e proteção a vida, apresentam resultados de uma melhor qualidade na educação, que reflete na vida de toda a comunidade”, finalizou a diretora.
O PROGRAMA
Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 111 mil são hospitalizadas. Para fazer frente a esse problema, foi criado o Programa Bombeiro na Escola, que consiste no encontro de um Bombeiro Educador, com alunos do 4º e/ou 5º anos do ensino fundamental I ou do 8º e/ou 9º anos do ensino fundamental II, com duração de 4 horas aula, sendo realizado em 2 ou 4 encontros.
Entre os temas ministrados estão assuntos como: acionamento do Corpo de Bombeiros; agentes extintores; principais causas de incêndios; conduta correta em caso de incêndio. E ainda: queimaduras e tratamentos iniciais; acidentes e tratamentos iniciais (crianças, adultos e idosos); pipas e uso de cerol.