Por Clovis Vieira
[email protected]
Visando reduzir a dependência externa de adubos, a comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) se reuniu com a diretoria da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), na quinta-feira (13). “Este encontro é muito importante, pois discute o Plano Nacional de Fertilizantes e isso significa discutir a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, avaliou o engenheiro agrônomo com MBA (Master of Business Management) em finanças, Guilherme Briccoli Terribili.

De acordo com ele, para esta região “o resultado se expressará através de segurança no fornecimento de insumos para os produtores, mantendo a agricultura regional forte, a segurança alimentar da região e, também, a economia forte”. Terribili tem formação em Engenharia Agronômica pela UniPinhal, atuando hoje como diretor comercial na empresa Yara Fertilizantes.
FINTECHS
Após a reunião, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e assessores do Mapa, estiveram na sede da Associação Brasileira de Fintechs (Abfintechs), onde discutiram as demandas do setor, especialmente relacionadas à distribuição de recursos obrigatórios pelas Fintechs, consolidação e facilitação no acesso a dados e modernização de seguros agrícolas.
Fintechs são organizações focadas em qualidade e rapidez de atendimento, agilidade e total desvencilhamento da burocracia. O Mapa é integrante do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), onde são debatidas as medidas que podem aumentar a capacidade brasileira para a produção de fertilizantes, com impacto na segurança alimentar global e redução dos custos dos alimentos ao consumidor final.