Por Felipe Melo
[email protected]
Nesta quinta-feira (20), terá a início a campanha Liquida São João, realizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACE São João). A ação durará até o dia 31 de julho.
O período de realização é justamente pós-Eapic, data importante no calendário da cidade, e também durante as férias escolares.
Gerente da ACE, Mateus Ananias explica sobre os motivos de a ação acontecer durante o mês de julho. “Este período, do final de julho, tradicionalmente ocorre liquidações, pois há uma troca de coleção no comércio varejista. Então, os empresários queimam estoques para gerar capital para compra de novas coleções e também para reduzir o estoque parado. Certamente, pelo tamanho da Eapic, também há posteriormente a feira uma pequena retração no comércio”, disse.

As perspectivas para ação são favoráveis e as promoções tendem a melhorar o comércio sanjoanense, como comenta Ananias. “A expectativa é positiva. Por conta do índice de endividamento das famílias e das taxas de juros, o consumo está contido. Segundo dados divulgados pela Boa Vista, operadora do SCPC, o volume de vendas no varejo restrito recuou 1,0% e, em 12 meses acumulados, o crescimento desacelerou mais um pouco, de 0,9% para 0,8%. O segmento de ‘Móveis e eletrodomésticos’ reportou o segundo recuo consecutivo, desta vez de 0,7%,— em maio já havia recuado 0,9% —; já o segmento de ‘Tecidos, vestuário e calçados’ continua em uma fase difícil e amargou mais uma variação negativa, de 3,3% em maio. “Então, diante de números como estes, campanhas de incentivos de venda — como promoções, são importantíssimas”, pontuou.
LIQUIDA SÃO JOÃO
Mais de 60 estabelecimentos participarão — para ver a lista completa de lojas participantes acesse o site acesaojoao.com.br/liquida. O valor de adesão da campanha era de R$ 140 para sócios da Associação Comercial e R$ 250 para não sócios — as inscrições acabaram no dia 10 de julho.
“A ideia é justamente movimentar o comércio de São João nesse período, mantendo o dinheiro circulando dentro da econômica local. Isso é muito importante, pois mais de 51% do PIB da cidade vem do setor de comércio e serviços, que são umbilicalmente ligados”, relatou Ananias em relação aos motivos para realizarem a ação.
Aos consumidores, a ideia é que procurem as lojas da campanha e identifiquem etiquetas vermelhas, pois, são elas que irão indicar que determinados produtos estão em promoção. “Além disso, ela contém o valor cheio e o valor com desconto, para que o consumidor possa conferir”, finalizou o gerente da ACE.