Turismo de Águas da Prata ganha projeto de alcance nacional

Natureza: em vez de indústrias, Águas da Prata conta com a natureza para atrair turistas (Clovis Vieira/O MUNICIPIO)

Por Clovis Vieira
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A estância hidromineral de Águas da Prata completou, na segunda-feira (3), 88 anos de emancipação político-administrativa. A Comissão Municipal de Turismo (Comtur) da cidade aproveitou as comemorações e lançou, no mesmo dia, o projeto de marketing turístico, com a qual pretende alavancar essa área em nível nacional. As primeiras peças publicitárias apresentadas ao público, em encontro organizado na sede da Comtur, são um folheto e um vídeo institucional.

“A distribuição desse material foi uma preocupação tão grande quanto a sua produção. Fizemos uma grande busca por referências em outros materiais publicitários, em outras estâncias turísticas e criamos uma ideia original para Águas da Prata: ‘Fonte de Vida e Turismo de Sensações’. Da mesma forma, pensamos numa veiculação estratégica para esse material”, garantiu o presidente da Comissão, Cristiano Mistura Dorico, 41.

A partir da estância, em um raio de 200 km, as cidades mais populosas, e com maior renda per capita, serão selecionadas. Destas, 10 delas serão eleitas e os melhores veículos de comunicação de cada uma veicularão as peças publicitárias em rádio, televisão, mídia impressa e mídia off-line. “Este plano de distribuição, além de já estar pronto, o contato para a distribuição do material também já está em andamento”, garantiu.

Lançamento: presidente da Comtut, Cristiano Dorico; prefeita Regina; e Tatiana Araújo, secretária de Turismo e Cultura da estância hidromineral (Clovis Vieira/O MUNICIPIO)

CONSCIÊNCIA
A questão seguinte será preparar o comerciante, o empresário e o cidadão pratense para receber e manter na cidade os turistas que virão. “A primeira impressão é que o pratense ainda não tem uma consciência turística, como se poderia desejar. Um dos próximos vídeos dessa campanha terá essa função, que é despertar o sentido de pertencimento na sociedade de Águas da Prata. O objetivo é que ela tenha consciência do potencial turístico que tem nas mãos e o quanto isso pode ser gerador de renda, de empregos e de oportunidades”, completou Dorico.

O Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já estão alinhados com a Comtur, em busca das maneiras mais eficazes dessa capacitação pretendida pela estância. “Dentre os modelos que funcionam com mais efetividade, estamos realizando adaptações para nossa realidade; então, será o conteúdo base de cada instituição, adaptado ao nosso cenário, para que ele exerça papel mais efetivo na conscientização de quem passar por esse processo de capacitação”, disse.

O presidente da Comissão avalia que as melhores expectativas projetam para 90 dias a conclusão da campanha. “Dentro desse mesmo prazo, queremos estar com esses programas de capacitação totalmente concluídos com conteúdo programático, período de duração, quantidade de pessoas que participarão e as datas e locais onde vão acontecer”, afirmou.

De acordo com ele, o plano de mídia e de veiculação das peças prontas ocorrerá de modo mais rápido por terem sido produzidas de modo parcial: o primeiro folheto (produzido na própria Comtur) e o primeiro vídeo (produzido pela Aldeia Criativa) serão veiculados imediatamente, até a chegada dos próximos materiais.

SONHOS
No lançamento, a prefeita de Águas da Prata, Regina Helena Janizelo Moraes, revelou-se satisfeita com essa movimentação em torno de uma das principais fontes de renda da cidade. “Independentemente de estar prefeita, o meu olhar sobre Águas da Prata sempre foi o de uma cidade turística, já que não podemos ter aqui tantas indústrias e contamos com tanta natureza disponível. Eu sempre sonhei com Águas da Prata como sendo o grande centro turístico da região e, hoje, tenho a oportunidade de estar prefeita e de tentar realizar esse sonho”, encerrou Regina.

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