Indústrias de SJ são destaque em mostra no Museu

Por Clovis Vieira
[email protected]

A partir desta quarta-feira (14), os visitantes do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira poderão conhecer a trajetória de três indústrias que colocaram São João no mapa de interesse nacional e internacional: Gianelli Filmes, Fiatece e Fábrica de Harmônicas Sartorello.

Gratuita, a exposição traz uma coleção de peças do acervo do Museu, proporcionando ao visitante uma viagem nostálgica e informativa pelos momentos mais emblemáticos dessas empresas. A mostra conta com a colaboração e orientação técnica do historiador e doutorando da USP, Luis Pedro Dragão Jerônimo, e de toda equipe do Arquivo Municipal e Museu Histórico.

Música e cinema: indústrias Sartorello e Gianelli estão representadas em sala do Museu (Clovis Vieira/O MUNICIPIO)

“Não perca essa oportunidade única de conhecer mais sobre o impacto dessas empresas na história de São João e prestigiar o legado que deixaram para trás”, convidou o diretor municipal de Cultura, Tarcísio Munhoz. Ele considerou o momento e a visita à exposição como uma “experiência enriquecedora”.

INDUSTRIAL

Com a nomenclatura inicial de Associação Comercial e Industrial (ACI), esta entidade comemorou nesta terça-feira (13) um marco importante da história empresarial da cidade: 80 anos de reativação. Para registro histórico, desde 2003, ela é Associação Comercial e Empresarial (ACE).

Fundada originalmente em 1911, com o objetivo de fortalecer a economia local e representar os interesses dos comerciantes e empresários da região, devido aos desafios da época, em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a entidade ficou inativa por um período. Durante o intervalo, os negócios da cidade seguiram em frente, mas a ausência de uma entidade que representasse o comércio local deixou uma lacuna na defesa dos interesses empresariais, e na promoção do desenvolvimento econômico, segundo a Gerência da ACE.

“Foi graças ao empenho e à visão estratégica de um grupo de valorosos e comprometidos comerciantes de secos e molhados, que a ACE São João foi reativada em 13 de junho de 1943”, acrescentou o presidente Cândido Alex Pandini. Ele destaca que esses empreendedores perceberam a importância de unir forças para enfrentar os desafios comuns, compartilhar conhecimento e experiências, “além de promover o crescimento conjunto dos negócios em São João da Boa Vista”.

A reativação, segundo a ACE, aconteceu com o intuito de reivindicar, em conjunto, maior destinação de alimentos como café, milho e soja para São João e, também visando melhorar as condições no fornecimento de energia elétrica da cidade. “Diversos telegramas foram enviados diretamente ao então presidente da República Getúlio Vargas, para que este ajudasse na resolução destes e de outros problemas que o município enfrentava”, informou Pandini.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here