Problemas na área da Saúde levam moradores de Vargem a procurarem UPA sanjoanense

Por Bruno Manson

Tem aumentado consideravelmente o número de moradores de Vargem Grande do Sul que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João da Boa Vista. Conforme apurado, este fato tem ocorrido por conta de problemas na rede de saúde do município vizinho.

De acordo com dados do Departamento Municipal de Saúde, o número de vargengrandenses atendidos tem aumentado significativamente e atualmente é quase o dobro da quantidade que passou pela unidade no início do ano. Para se ter ideia, a UPA atendeu 54 pacientes de Vargem em janeiro, 58 em fevereiro, 82 em março e 92 em abril. Já entre os dias 1º e 24 de maio foram atendidos 101 pacientes vargengrandenses. Essa quantidade registrada neste mês já supera o número de moradores de Águas da Prata que passaram pela UPA neste mesmo período — que totalizou 90 pacientes.

Lotado: alvo de queixas, PPA de Vargem tem recebido um grande número de pacientes (Reprodução/Redes Sociais)

PROBLEMAS

Conforme apurado, o foco dos problemas em Vargem tem sido o Posto de Pronto Atendimento (PPA). Com uma grande demanda de pacientes, a unidade tem sido alvo de queixas em relação à demora no atendimento e também à falta de médicos pediatras. Na terça-feira (23), a situação chegou ao extremo e algumas mães optaram em buscar atendimento em São João, após esperarem horas aguardando por uma consulta para seus filhos. O problema foi se agravando no decorrer do dia e as médicas plantonistas negaram atender todas as crianças presentes na unidade. No início da noite, o vereador Celso Itaroti (PTB) esteve no local e acionou o Conselho Tutelar. Na ocasião, ele afirmou que iria chamar a Polícia Militar, uma vez que tal conduta médica caracterizaria omissão de socorro. Após muito diálogo, o atendimento foi finalmente normalizado.

SEM RETORNO

A reportagem do O MUNICIPIO encaminhou uma pauta à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul para saber o posicionamento acerca dos problemas apontados na área da Saúde e quais providências pretende tomar. Contudo, até o fechamento desta edição não houve retorno.