Por Bruno Manson
[email protected]
São João da Boa Vista registrou nesta semana uma morte em decorrência da febre amarela. Conforme apurado, a vítima é um homem de 44 anos e residia na região da Vila Valentim. A cidade não tinha casos registrados da doença desde 2018.
De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, o paciente apresentou os primeiros sintomas em 25 de abril, ocasião em que começou a sentir dores pelo corpo, febre, mal-estar geral e problemas respiratórios. O morador foi internado no dia 29, com graves alterações de função renal e hepática. Apesar de todos os cuidados prestados, ele não resistiu e faleceu no dia seguinte.

FORÇA-TAREFA
Após exames laboratoriais e a confirmação da morte ser em decorrência da febre amarela, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Saúde, iniciaram uma força-tarefa para combater o mosquito transmissor da doença. Na quarta-feira (24), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou a nebulização veicular e as visitas domiciliares na área da Vila Valentim.
A aplicação do inseticida é feita das 17h30 às 20h com o auxílio de uma caminhonete e se estenderá pelos próximos dias. Durante essa ação, o pulverizador libera uma espécie de fumaça – o que rendeu ao serviço o nome popular de ‘fumacê’ – capaz de eliminar os mosquitos. O Departamento de Saúde destaca que, caso chova no horário previsto para a nebulização, a ação será suspensa.
ORIENTAÇÕES
Durante a aplicação do defensivo as pessoas não devem sair à rua. A caminhonete dispõe de uma sirene que avisará sobre o procedimento. A orientação é que os moradores abram portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida. Crianças, idosos e pessoas com asma ou bronquite devem ficar em cômodo fechado por 30 minutos.
Todos os alimentos, utensílios de cozinha e filtros de água que estiverem expostos devem ser cobertos. Também devem ser retiradas as roupas – limpas ou sujas, secas ou molhadas – que estiverem penduradas em varais.
Automóveis, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê, andadores e outros itens semelhantes devem ser retirados ou cobertos na ocasião.
Com relação aos animais de estimação, a orientação é que os bebedouros e comedouros sejam retirados na hora da nebulização. Gaiolas com pássaros e aquários devem ser cobertos também.
Para mais informações ou esclarecer dúvidas, o CCZ está atendendo a população pelo telefone 3631-6768.
VACINAÇÃO
Em live realizada quinta-feira (25), a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) comentou a respeito da morte confirmada e destacou a necessidade da população se conscientizar sobre a necessidade da vacina. “É importante falarmos deste assunto, pois é algo muito sério. A febre amarela mata!”, frisou. “Tivemos uma morte em São João por conta dessa doença. Vacinem-se porque é muito importante!”, complementou a chefe do Executivo.
Diante da gravidade do caso, Teresinha comentou que as 14 unidades de Saúde oferecem o imunizante contra a febre amarela. “Falem com seus amigos, vizinhos e com todos que conhecem sobre a importância disso. […] As vacinas têm eficácia comprovada cientificamente, portanto, não precisam ter medo de serem imunizados”, reforçou.