Construção da alça-viária na SP-342 avança mais uma etapa

Por Felipe Melo
[email protected]

No sábado (6) e no domingo (7), a alça viária, obra de retorno e acesso à avenida Profª Isette Corrêa Fontão e ao campus São João da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no km 225 da rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342), entre São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal, avançou mais uma etapa em sua construção.

Administrada pela concessionária Renovias, a obra foi lançada em setembro de 2022 e tem previsão atual de término para o fim de setembro deste ano. O investimento total no empreendimento foi de R$ 38,8 milhões, sendo 33,8 milhões da arrecadação dos pedágios e do aporte dos acionistas da Renovias, além de R$ 5 milhões de uma negociação entre a própria Renovias e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Vigas: estruturas foram colocadas sobre as colunas de sustentação no fim de semana passado (Fotos: Felipe Melo/O MUNICIPIO)

SOBRE A OBRA

A construção chegou no estágio de lançamento das quatro vigas, cada uma pesando 45 toneladas. No sábado, antes do lançamento da primeira viga, o engenheiro Francisco Rocha, responsável pela obra, comentou deste processo e as próximas etapas. “Hoje (dia 6) estamos lançando as quatro vigas, e amanhã (dia 7) vamos lançar as pré-lajes que vão apoiar em cima delas. Para depois, durante essas duas próximas semanas, é o momento de colocar uma malha de aço, que é a ferragem, e, no dia 16, a gente concreta, e assim, consolida toda essa estrutura”, disse.

A colocação das vigas foi fundamental para o andamento da construção, como explicou Rocha. “Porque depois desta, nós vamos subir os aterros e ligar a adutora até dia 20. Na sequencia, aterrar as cabeceiras dos dois lados do viaduto e fazer o aterramento chegar no nível dela”, contou.

Projeto: dispositivo deverá trazer maior mobilidade ao tráfego na região

A prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) também esteve presente no lançamento das vigas e comentou sobre a obra. “É um momento importante. Desde que assumimos a gestão, estivemos junto com o [então] governador [Rodrigo Garcia] para tirar esse projeto do papel, pois ela teve seu início, mas houve um problema com a Sabesp e o projeto ficou indeferido. Por dois anos trabalhando, e finalmente em setembro tivemos o secretário anunciando a obra”, relatou.

Teresinha discorreu sobre a importância da execução da obra para os sanjoanenses e também para a região. “Que se tornasse realidade e atendesse a população, onde temos aqui a parte alta, mais de 40 mil pessoas. É uma conquista para São João da Boa Vista e região. Nós temos uma responsabilidade que não é só com a cidade, mas também com a nossa região. É uma obra de [quase] 39 milhões e que vai fazer uma grande diferença”, falou.

Tanto o engenheiro responsável, Francisco Rocha, quanto a prefeita, Teresinha, têm o final do mês de setembro como previsão para a finalização de toda a construção. “A data é 30 de setembro, nós vamos concluir esta obra, a gente acha que é até antes, mas vamos manter 30 de setembro”, afirmou o engenheiro.

Em torno de 300 pessoas estão envolvidas e trabalhando na obra.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here