Por Bruno Manson
[email protected]
Alvo de queixas, o trânsito na rua Valter Torres, no Jardim Nova São João, tem oferecido perigo aos motoristas, principalmente nos horários de pico. Com a abertura de um colégio particular nas proximidades, o volume de veículos aumentou consideravelmente neste trecho — e o risco de acidentes também. O problema tende a agravar-se ainda mais, uma vez que será criado um novo loteamento nas redondezas, o que aumentará ainda mais o fluxo nesta região

Essa situação preocupante tem chamado atenção do vereador Antônio Aparecido da Silva, o Titi (PSDB), o qual apresentou um requerimento na Câmara Municipal cobrando uma solução para este caso. No documento, ele destaca que o projeto original conta que a via teria continuidade até a rua João Batista Bernardes, onde seria construída uma rotatória no cruzamento. Diante disso, o edil solicita a criação deste dispositivo e também a duplicação da avenida Dr. Octávio da Silva Bastos, visando assim garantir mais segurança e maior e fluidez aos deslocamentos.
MEDIDAS
Questionada sobre este problema, a Prefeitura de São João anunciou as medidas que serão desenvolvidas. Conforme apurado, a administração municipal irá realizar a duplicação reivindicada pelo vereador e a instalação de duas rotatórias nesta região. “O Departamento de Gestão e Planejamento Urbano projetou a duplicação da avenida Dr. Octávio da Silva Bastos. No momento, estamos trabalhando na avaliação das áreas para as desapropriações necessárias. Está prevista a construção de duas rotatórias, sendo que uma delas fará a conexão com a rua Valter Torres”, comentou o diretor Dirceu Fernandes Batista, responsável pela Pasta. “A execução do projeto será a medida definitiva para melhorar o fluxo no local”, destacou.
NOS PLANOS
Outro ponto perigoso — e alvo de reclamações — é o cruzamento das ruas Valter Torres e Odilon Paula Gião, o qual também tem sido alvo de queixas. De acordo com o parecer do diretor de Trânsito e Segurança, Eduardo Monteiro, o cruzamento está totalmente sinalizado de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT). Contudo, ele reforça que, mesmo com estas medidas, os condutores devem estar “atentos aos cuidados indispensáveis à segurança viária”. O chefe da Pasta destaca ainda que a proposta de melhoria deste trecho também está prevista.