Da Redação
O UniFAE recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), o que o posiciona como a melhor instituição de Ensino Superior de São João da Boa Vista, além de classificá-lo como o melhor do Brasil entre os centros universitários públicos municipais. O resultado foi divulgado na terça-feira (28) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado à Pasta.
A partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e de outros dados oficiais, são calculados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, entre os quais está o Índice Geral de Cursos (IGC), avaliados da Instituição de Ensino.

Entre os centros universitários municipais do Brasil, o UniFAE foi o único que recebeu a nota 4 (de 5), ficando à frente de grandes instituições de diversas cidades do país. No Estado de São Paulo, entre universidades, centros universitários e faculdades, públicas e privadas, o UniFAE aparece na posição 83 entre 481 instituições de Ensino Superior paulistas avaliadas.
Para o reitor do UniFAE, Marco Aurélio Ferreira, essa é uma conquista de extrema importância para a instituição. “Temos que agradecer todo o esforço do corpo administrativo, coordenadores, professores e, em especial, dos nossos alunos, que levam o nome da UniFAE por onde passam. Comemorem, pois é um feito histórico e inédito para nossa cidade”, destacou.
A vice-reitora Anita Bellotto Leme Nagib reforça o empenho da equipe nos últimos anos, com ênfase nas ações com a comunidade. “São João da Boa Vista e região vêm ganhando muito com as ações que a UniFAE vem desenvolvendo, através de projetos de extensão e pesquisa. Nossos alunos e professores estão em todos os cantos, nas mais diversas áreas, ajudando e muito a comunidade regional”, salientou.
ÍNDICE GERAL DE CURSOS
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Caracteriza-se como a política de avaliação da Educação Superior brasileira, em consonância com o princípio constitucional da “garantia da qualidade do ensino”.
O Enade é um dos processos avaliativos previsto para a operacionalização do Sinaes, realizado pelo Inep, para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Além de subsidiar a definição de políticas públicas e os processos de autoavaliação institucional, os resultados do IGC são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção: nos processos de supervisão e regulação da Educação Superior; na definição da matriz orçamentária da rede federal de Educação Superior; na autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância; e em programas e políticas públicas do governo federal.