Por Bruno Manson
[email protected]
A Prefeitura de São João da Boa Vista e a Associação dos Amigos do Caminho da Fé estabeleceram uma parceria visando o desenvolvimento do trecho da trilha de peregrinação que passa pelo município. Elaborada pela prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União), a legislação que regulamenta essa cooperação passou recentemente pela análise e aprovação da Câmara Municipal e foi publicada terça-feira (14) no Jornal Oficial.

De acordo com a Lei nº.: 5.123, São João repassará o total de R$ 8.214,96 para a organização da sociedade civil. O montante será pago em 12 parcelas mensais e sucessivas de R$ 684,58 cada. O dinheiro destinado pela administração sanjoanense deverá ser empregado para desenvolver, fomentar e divulgar a rota turística e cultural, além de ser investido na manutenção e segurança do trecho.
Diante dos repasses, a Associação dos Amigos do Caminho da Fé realizará a prestação de contas dos recursos recebidos junto ao Departamento Municipal de Turismo, seguindo todos os termos da legislação vigente. A organização da sociedade civil responsável pelo funcionamento legal do roteiro, bem como pela estruturação operacional, gestão institucional e pelo seu planejamento estratégico.
ROTA TURÍSTICA
O Caminho da Fé foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, rota de peregrinação europeia que é considerada uma das mais famosas do mundo. O trajeto brasileiro foi idealizado e desenvolvido para dar apoio e estrutura às pessoas que peregrinam ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). A rota engloba mais de 2.000 quilômetros, abrangendo cidades do interior paulista e Sul de Minas Gerais.
Ao percorrer o Caminho da Fé, o peregrino vivencia uma verdadeira aventura, cruzando montanhas da Serra da Mantiqueira, passando por estradas vicinais, trilhas em meio à mata, bosques e áreas asfaltadas. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, o roteiro proporciona momentos de reflexão e fé aos participantes, além de saúde física e psicológica diante da integração junto à natureza.
INTEGRAÇÃO
O Caminho da Fé também tem importância na economia dos municípios que integram seu percurso. Em cada parada, o peregrino estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das cidades, propiciando a integração cultural de seus habitantes com turistas de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.