Uso de novas tecnologias no combate ao crime é discutido

Por Bruno Manson
[email protected]

As principais novidades e avanços tecnológicos utilizados na prevenção e investigação de crimes estiveram em evidência durante o I Seminário de Segurança Pública: Integração, Tecnologias e Inovação promovido quinta-feira (9) no Teatro Lucila Martarello Astolpho, na Cidade das Artes, em São João da Boa Vista.

O evento é uma realização da Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo (UEP) e do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Piracicaba (Deinter-9), em parceria com a Delegacia Seccional de Polícia de São João da Boa Vista. A programação contou com a participação de policiais civis e militares, guardas-civis, lideranças políticas, autoridades, profissionais de segurança e convidados.

Seminário: delegado Kleber Antonio Torquato Altale, diretor do Deinter-9, destacou a importância do evento (Fotos: Pedro Souza/O MUNICIPIO)

No palco, os especialistas ministraram palestras e apresentaram as técnicas e estratégias mais utilizadas atualmente na prevenção e na investigação de crimes. Além disso, o público também teve oportunidade de conhecer alguns equipamentos modernos que estão sendo empregados pelas forças policiais em parceria com os municípios.

PALESTRAS

A abertura do seminário foi feita pelo delegado Kleber Antonio Torquato Altale, diretor do Deinter-9, o qual agradeceu aos presentes e destacou a importância do evento. Logo em seguida, o delegado William Ricardo de Almeida Marchi, responsável pela seccional sanjoanense, abordou o sistema de segurança pública no Brasil, onde explicou sobre os órgãos policiais e suas atribuições, bem como os princípios norteadores da administração pública.

O ciclo de palestras ainda contou com o perito criminal chefe Márcio Eduardo Matielo, da Polícia Científica de São João da Boa Vista; o perito dr. Gilberto José Hussar, do Instituto de Criminalística (IC); o tenente-coronel Marcelo Domingos Facádio, comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I); as agentes Ana Paula Cipolini Ielo e Aneloise Vieira Anacleto, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol); o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira (SP), Wagner Rogério de Almeida Marchi, juntamente com o guarda-civil municipal Valter Preté; finalizado com Ronaldo Deluccas, representante da Dahua Technology.

Plateia: autoridades e convidados de toda a região acompanharam a programação

BALANÇO POSITIVO

Em entrevista ao O MUNICIPIO, o delegado seccional William Marchi destacou que este é o
primeiro de uma série de seminários que serão feitos na sub-região da Deinter-9. De acordo com ele, a proposta desta iniciativa é integrar todas as forças de segurança, órgãos públicos e sociedade civil, bem como demonstrar a necessidade do uso da tecnologia no combate e prevenção à criminalidade. “Muitos dos crimes não são apenas ‘motorizados’, ‘sobre rodas’, como a gente falava há uns anos. Hoje muitos crimes são tecnológicos”, explicou.

De acordo com ele, o cenário atual exige que a segurança esteja constantemente atualizada, uma vez que todas as tecnologias têm uma velocidade de modernização muito rápida. “A gente percebe materiais obsoletos e que a criminalidade passa a conhecer e burlar os sistemas existentes. Com isso, vão se criando novas tecnologias”, exemplificou.

Durante as palestras, autoridades e convidados puderam conhecer os principais avanços tecnológicos da área de segurança. “A gente trouxe o que existe de ponta hoje no mercado. O custo-benefício é bem melhor que os já existentes”, observou o delegado seccional. “O seminário serve realmente para isso: plantar uma sementinha para as pessoas refletirem e terem conhecimento”, completou.

Neste evento, o modelo de apresentação foi o TED Talk, onde se tem falas mais curtas, objetivas e bem rápidas. Para Marchi, isso possibilitou que os palestrantes falassem suas ideias e apontassem suas experiências para que todos os participantes troquem informações e passem, a partir daí, a analisar, pensar e agir de uma forma mais consciente e tendo conhecimento das dificuldades e experiências das outras corporações.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here