Buracos multiplicam e geram transtornos aos motoristas

Por Bruno Manson

Os buracos nas ruas e avenidas têm sido alvos de constantes reclamações por parte de moradores de diferentes bairros de São João da Boa Vista. Com as recentes chuvas, o problema se agravou consideravelmente por toda a cidade, causando transtornos — e até risco de acidentes — aos motoristas e motociclistas, bem como danos aos veículos.

O clima chuvoso, característico desta época do ano, impossibilitou a realização das manutenções nas vias, atrapalhando a produção de massa asfáltica e também sua aplicação, por conta do solo estar molhado. Com isso, novos buracos surgiram, enquanto que os já existentes aumentaram de tamanho.

Em um trecho da rua Maria Esteves Zanetti, na Vila Conceição, por exemplo, o asfalto está praticamente se deteriorando. Já na rua 14 de Julho, na Vila Gomes, que é um local de grande movimentação, alguns buracos ainda persistem, exigindo uma atenção redobrada dos condutores.

Outro ponto problemático é na avenida Professora Isette Corrêa Fontão, nas proximidades do Spani Atacadista, onde a Prefeitura precisou impedir um trecho devido às péssimas condições em que se encontra o asfalto. Estes são apenas alguns exemplos, pois este problema ocorre em praticamente todos os bairros.

Transtorno: quem passa pela rua 14 de Julho tem que se atentar aos buracos (Pedro Souza/O MUNICIPIO)

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

Diante deste cenário complexo, a administração municipal retomou a Operação Tapa Buracos. Até o momento foram realizadas as manutenções nas vias do Centro, Jardim Priscila, Mantiqueira, Maestro Mourão [onde o serviço foi parcialmente realizado] e também no Distrito Industrial. Segundo o Departamento de Obras e Serviços Públicos, em três dias é possível concluir um bairro inteiro, como foi o caso do Mantiqueira.

Conforme apurado, o cronograma para os próximos dias prevê a conclusão do Maestro Mourão e a execução do serviço nas ruas e avenidas dos Jardins Ipês 1, 2 e 3, Vila Brasil, Vila Fleming, Jardim Flamboyant e Jardim Santa Rita, prosseguindo para os demais bairros da cidade.

PARADA

Situada no Pátio Centralizador de Serviços, a usina de asfalto encontra-se atualmente parada para manutenção. “Estamos atrás de orçamentos para a peça que foi comprometida. Temos a previsão de mais um mês para a regularização da usina”, explicou Carlos Henrique Custódio Tódero, diretor de Obras em exercício — uma vez que Mário Celso Juz, responsável pela Pasta, encontra-se de férias. Com a retomada do funcionamento, estima-se que sejam produzidas cerca de cinco toneladas por dia do material para a Operação Tapa Buracos.

NOVOS RECAPEAMENTOS

Paralelamente à Operação Tapa Buracos, a Prefeitura informou que está previsto o recapeamento das avenidas Dr. Durval Nicolau e Astolpho Pimenta de Assis, situada na região do Pratinha. A data programada para a execução dessas obras não foi informada.

No final do ano passado, a administração municipal recapeou a avenida Rotary e a rua Racticliff, vias de acesso ao município e que têm um grande tráfego. As obras tiveram um orçamento de R$ 2,2 milhões.