São João fica entre as três melhores cidades em premiação nacional

Por Ignácio Garcia

São João da Boa Vista ficou entre os três melhores municípios do País no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana, para localidades de 30 a 100 mil habitantes, na final nacional do prêmio Band Cidades Excelentes, realizado na quarta-feira (30), em Brasília (DF). Pará de Minas (MG) e Pato Branco (PR) foram as outras duas finalistas, sendo que o troféu ficou com o município paranaense.

Na premiação: prefeita Teresinha participou do evento em Brasília (DF) na quarta-feira (30) (Divulgação/Prefeitura de São João)

A prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) acompanhou a solenidade e agradeceu a todos os que contribuíram com esta conquista. Segundo a chefe do Executivo, é uma honra ver São João neste nível de desenvolvimento. “Ainda mais sabendo que, para que nossa pontuação fosse possível, a organização levou em conta diversas melhorias realizadas em nossa gestão, como a recente renovação da frota da Prefeitura e o início de funcionamento da Defesa Civil, que não existia e é um compromisso do meu plano de governo. Agradeço a cada servidor municipal que tanto se dedicou, a todos de nossa equipe e aos sanjoanenses que fazem parte de nosso governo humano e participativo. Estendo meu abraço aos vereadores que têm buscado recursos para São João, se esforçando pelo crescimento de nossa cidade”, afirmou.

O Prêmio Band Cidades Excelentes se baseia em índices públicos apurados pelo Instituto Áquila, que é referência em pesquisas de governança municipal.

PRÊMIO ESTADUAL

O Prêmio Band Cidades Excelentes, um dos mais respeitados rankings de qualidade em gestão municipal já havia colocado São João em primeiro lugar, entre os municípios paulistas de 30 a 100 mil habitantes, no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Nesta categoria, dentro da faixa populacional de São João, a Band buscou todos os parâmetros calculados pelo Índice Áquila e colocou a cidade, entre três finalistas, ao lado de Guaíra e Tupã.

São João ficou com o prêmio graças ao índice de 94,34% de efetividade no quesito. “Neste pilar onde são analisadas as condições de frotas e transporte público, a nota alta também aponta para um bom rendimento em outros importantes pilares como Educação, por exemplo. São mais de 92 mil habitantes numa cidade excelente no pilar da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, onde o índice de alfabetização também está lá no alto. São João da Boa Vista está no caminho certo. Parabéns!”, afirmou o jornalista Marco Antonio Sabino, apresentador da premiação ocorrida em 10 de novembro

COMPROMISSO REALIZADO

Na oportunidade, o vice-prefeito Roberto Campos (Rede) e o chefe de Gabinete José Fernando Bruno representaram a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) na solenidade, nos estúdios da Band, em São Paulo (SP). Campos recebeu o prêmio das mãos de Érico Barros, sócio-consultor do Instituto Áquila, e ressaltou que Infraestrutura e Mobilidade Urbana têm ações previstas no plano de governo da prefeita: “Desde o início do nosso mandato temos priorizado as ações com as quais nos comprometemos. São João agradece ao Instituto Áquila e à Rede Bandeirantes. Quero ressaltar que este prêmio também é fruto do trabalho de nossos gestores e dos servidores municipais, que tanto se empenham pelo bem da nossa cidade. Esta premiação incentiva, ainda mais, nossa gestão pública”, comentou o vice-prefeito.

Àquela ocasião, José Fernando Bruno, que durante 36 anos ocupou funções estratégicas no Governo do Estado, entre várias percepções da gestão Teresinha, havia apontado que a premiação era um símbolo: “Temos um selo de qualidade com a credibilidade do Instituto Áquila e da Band. A premiação é feita sem influência de ninguém das prefeituras. O Instituto apura os números de maneira totalmente independente e isso mostra o avanço que a cidade teve no programa de governo da Teresinha. Nós estamos caminhando bem em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, criamos a Defesa Civil, que é um dos pontos analisados neste sentido e foi providencial para este prêmio”, disse.