Por Pedro Souza
[email protected]
O Sport Durval foi campeão do Campeonato Amador – 2º Semestre, organizado pela Liga Sanjoanense de Desportos, na manhã de domingo (27), ao vencer o Atlético DER por 1 a 0.
A partida foi realizada debaixo de muito sol no Estádio Dr. Octávio da Silva Bastos, o campo do CIC, que recebeu um bom público para ver o gol de Gabriel Feliciano, no segundo tempo da partida.

É o primeiro título da história do Durval na primeira divisão, que já foi campeão do Campeonato da Amizade (segunda divisão) em 2012 e do Amador da Série Bronze (terceira divisão) em 2008, ainda com o nome de Eletromig.
O Durval é a única equipe de São João da Boa Vista e região que possui três títulos em três divisões diferentes.
O JOGO
O Sport Durval, equipe comandada pelo técnico Teté Fanelli, tinha um desafio muito difícil pela frente, vencer o Atlético DER na final, que vinha empolgado com a vitória importante na semifinal em cima do favorito ao título JCN nos pênaltis.
O primeiro tempo foi equilibrado, com poucas chances para os dois lados, os dois times se respeitavam muito. Os goleiros João Victor (Durval) e Marcão (Galo) pouco trabalharam na primeira etapa.
No segundo tempo, com as alterações, as equipes vieram com mais fôlego e arriscaram mais ao ataque, tanto que a bola foi tocada na trave duas vezes, uma para cada lado.
Quando o empate sem gols parecia certo e o jogo encaminhava para os pênaltis, Gabriel Feliciano, em jogada individual marcou um belo gol, aos 44 do segundo tempo, explodindo a torcida do Durval, que não parou de cantar e batucar desde o primeiro minuto da partida.
A vitória coroou o bom trabalho realizado pela equipe do bairro Durval Nicolau nos últimos anos.
CAMPANHA DO DURVAL
Foram nove jogos disputados pelo Sport Durval durante todo o Campeonato Amador – 2º Semestre. A equipe conquistou cinco vitórias, com dois empates e duas derrotas, marcando 13 gols e sofrendo oito, com saldo de cinco gols e aproveitamento de 62,96%. Recebeu 24 cartões amarelos e dois vermelhos durante a competição.
O Sport Durval classificou em terceiro lugar no Grupo B e enfrentou o Pratinha nas quartas de final. Depois de empate sem gols, o Durval venceu por 6 a 5 nos pênaltis. Na semi, vitória contra o Nacional, por 1 a 0, com gol de Bruno Reis, que colocou o time na final do campeonato.
NÚMEROS GERAIS
O artilheiro do torneio foi Pablo Tchê Tchê, atacante do Galo, que marcou cinco gols no campeonato. Já a defesa menos vazada foi a do Pratinha, com cinco gols sofridos em sete jogos. E o troféu disciplina ficou com a Esportiva.
SEGUNDA DIVISÃO
Ainda no domingo, antes da finalíssima, teve a decisão da segunda divisão, com o confronto regional entre Pé Vermeio (de Águas da Prata) e Meninos do Botafogo (de Vargem Grande do Sul). Os pratenses golearam por 4 a 1, com boa atuação do atacante Gilmar, que marcou três gols na final e garantiu o título da divisão inferior ao Pé Vermeio.
As duas equipes finalistas jogarão a primeira divisão na próxima edição do Campeonato Amador. Já o tradicional Botafogo e o Juventus Vila Verde (São José do Rio Pardo) ficaram por último na primeira e irão disputar a segunda divisão em 2023.
JUBILEU
A próxima competição será em março de 2023, o Jubileu, único torneio em formato eliminatório do ano, onde as oito melhores equipes de 2022 disputam a competição, que já começa nas quartas de final.
Na primeira divisão, os classificados são: Pratinha, Esportiva, Atlético DER, Durval, JCN, Borussia, Nacional e Olaria São Pedro.
Na segunda divisão: Paris São João, Bar do Célio, Santo Antônio, Furacões, Macuco, Real São João, Cruzeirinho e Bairro Alegre.