Servidores municipais têm reajuste salarial garantido em 2023

Por Bruno Manson

A Câmara Municipal votou e aprovou o Projeto de Lei nº 97/2022, que concede o reajuste nos vencimentos, bem como a atualização do valor do auxílio alimentação dos servidores públicos municipais. De autoria da prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União), a propositura entrou em pauta durante a sessão ordinária realizada quarta-feira (16).

Com a aprovação do projeto, a Prefeitura de São João da Boa Vista concederá, a partir de 1º de janeiro de 2023, o reajuste de 9% nos vencimentos dos funcionários e de R$ 500 para o auxílio alimentação. Já para a partir de 1º de julho do ano que vem, haverá o acréscimo de 2% nos vencimentos e o aumento para R$ 550 do auxílio alimentação.

Votação: Projetos de Lei foram aprovados pelos vereadores durante sessão ordinária realizada na quarta-feira (16) (Divulgação/Câmara Municipal)

SÃO JOÃO PREV E UNIFAE

Durante a sessão ainda foi aprovado o Projeto de Lei nº 107/2022, o qual concede os mesmos reajustes aos funcionários ativos do São João Prev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista), bem como sobre os proventos dos servidores inativos e pensionistas com direito à paridade.

Paralelamente também foram aprovados os Projetos de Lei 115/2022 e 116/2022, os quais determinam os benefícios aos funcionários do UniFAE (Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino).

APOSENTADOS

Em meio a votação das propostas, o vereador Claudinho da Prefeitura (MDB) destacou a necessidade do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realizar uma assembleia para debater a reivindicação feita pelos aposentados e pensionistas da categoria. Em outubro, o ex-presidente da instituição sindical, Marcos Antônio de Souza, esteve na sede do Poder Legislativo para reivindicar a necessidade de se alterar a nomenclatura do auxílio alimentação no Projeto de Lei, explicando que a mudança permitiria que os servidores inativos também fossem contemplados, uma vez que não recebem este benefício.

Claudinho destacou que foi realizado um abaixo-assinado com mais de 1.000 adesões, o que demonstra a importância de se debater este assunto e buscar uma solução dentro da legalidade. Na ocasião, o vereador Heldreiz Muniz (REDE) também se manifestou favorável e frisou a necessidade de se realizar uma ampla conversa envolvendo o sindicato, servidores aposentados, vereadores e Poder Executivo.