São João conquista o prêmio Band Cidades Excelentes

Da Redação

Um dos mais respeitados rankings de qualidade em gestão municipal colocou São João da Boa Vista (SP) em primeiro lugar, entre os municípios paulistas de 30 a 100 mil habitantes, no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana: trata-se do Prêmio Band Cidades Excelentes, que é considerado uma referência no assunto, pois se norteia pelo índice do Instituto Áquila, que pontua as ações municipais.

Reconhecimento: Érico Barros, do Instituto Áquila, entregou a premiação nas mãos do vice-prefeito Roberto Campos (Divulgação/Prefeitura de São João)

Os dados são baseados em ações públicas sobre as quais as prefeituras são obrigadas a prestar contas, o que aumenta a confiabilidade da apuração: “Não há como alterar os números. É uma pesquisa pública, baseada em fatos e atos públicos auditados pelo Tribunal de Contas com o apoio do Índice Áquila, agregado pela marca da Bandeirantes”, disse Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na abertura do evento, que levou em consideração mais de 60 indicadores públicos para estabelecer a premiação.

SÃO JOÃO VENCE

Na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, dentro da faixa populacional de São João, a Band buscou todos os parâmetros calculados pelo Índice Áquila e colocou a cidade, entre os três finalistas, ao lado de Guaíra e Tupã.

São João ficou com o prêmio graças ao índice de 94,34% de efetividade em Infraestrutura e Mobilidade Urbana. “Neste pilar onde são analisadas as condições de frotas e transporte público, a nota alta também aponta para um bom rendimento em outros importantes pilares como Educação, por exemplo. São mais de 92 mil habitantes numa cidade excelente no pilar da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, onde o índice de alfabetização também está lá no alto. São João da Boa Vista está no caminho certo. Parabéns!”, afirmou o jornalista Marco Antonio Sabino, apresentador da premiação.

COMPROMISSO REALIZADO

O vice-prefeito Roberto Campos (Rede) e o chefe de Gabinete José Fernando Bruno representaram a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza (União) na solenidade de quinta-feira (10), nos estúdios da Band, em São Paulo (SP). Campos recebeu o prêmio das mãos de Érico Barros, sócio-consultor do Instituto Áquila, e ressaltou que Infraestrutura e Mobilidade Urbana têm ações previstas no plano de governo da prefeita: “Desde o início do nosso mandato temos priorizado as ações com as quais nos comprometemos. São João agradece ao Instituto Áquila e à Rede Bandeirantes. Quero ressaltar que este prêmio também é fruto do trabalho de nossos gestores e dos servidores municipais, que tanto se empenham pelo bem da nossa cidade. Esta premiação incentiva, ainda mais, nossa gestão pública”, comentou o vice-prefeito.

Para José Fernando Bruno, que durante 36 anos ocupou funções estratégicas no Governo do Estado, a premiação é um símbolo para a gestão de Teresinha: “Temos um selo de qualidade com a credibilidade do Instituto Áquila e da Band. A premiação é feita sem influência de ninguém das prefeituras. O Instituto apura os números de maneira totalmente independente e isso mostra o avanço que a cidade teve no programa de governo da Teresinha. Nós estamos caminhando bem em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, criamos a Defesa Civil, que é um dos pontos analisados neste sentido e foi providencial para este prêmio. Quero ressaltar, também, que ficamos muito próximos de sermos incluídos entre as três melhores cidades no quesito Educação. Foi por milésimos e isso mostra o avanço também na Educação e isso significa bom planejamento. Então, é notório que nossa gestão tem uma linha de planejamento eficaz”, complementou.

A prefeita Teresinha não participou da solenidade em razão do falecimento da mãe, Cezarina Correa Pedroza, ocorrido na mesma data. Cezarina tinha 80 anos e foi sepultada nesta sexta-feira (11), em Vargem Grande do Sul.